Saúde

Saiba quais são as doenças de verão e como evitá-las!

By  | 

Entra ano e sai ano, e as doenças de verão continuam as mesmas. Quem nunca sofreu com uma cólica provocada por uma infecção urinária? Ou, ainda, se coçou toda com micoses? Sem muito alarde, mas com a preocupação que a situação exige, tem como evitar muitas dessas praguinhas e não sofrer com nada na estação mais quente do ano. Para saber mais sobre o assunto, o Muito Mulher ouviu a dermatologista Selma Schuartz Cernea, do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo. Conheça as mais comuns e saiba como evitá-las.

– Quais as principais doenças que atingem as mulheres no verão?

As doenças de pele mais comuns no verão são as queimaduras solares, micoses de pele e infecções de pele causadas por bactérias. É necessário passar protetor e bloqueador solar, além de tomar sol apenas nos horários recomendados.

– Como evitar a micose?

Para evitar micoses de pele é necessário manter a pele sempre seca e evitar permanecer com roupas molhadas em contacto prolongado com o corpo. Por isso a importância de se secar logo depois de banhos de mar e piscina.

doenças

– Quais os cuidados para não ter cistite?

Uma das formas mais fáceis e práticas de evitar a cistite é não usar biquíni molhado.

– Como evitar alergias com as depilações?

O trauma provocado pelo arrancamento de pelos nas depilações com a cera quente pode provocar foliculites. Para isso não acontecer, do ponto de vista dermatológico, é preferível retirar os pelos por raspagem com aparelho de lâmina flexível ou fazer as depilações com aplicação de laser ou luz pulsada.

– Em que momento é necessário buscar ajuda médica?

A orientação médica é necessária em queimaduras solares extensas com a presença de bolhas na pele e nas infecções de pele por fungos ou bactérias. Busque o hospital mais próximo, mesmo não estando em sua cidade natal.

– O que prejudica a situação de quem sofre com herpes?

A exposição solar intensa leva a uma queda de imunidade, que pode provocar o aparecimento de lesões de herpes. Por isso, é preciso ter cuidado e evitar o excesso de sol.

Agora, entenda o que é:

Micose: é a infecção provocada por fungos e bactérias que surgem com a gordura que estão na pele, unhas e cabelos. O contágio da doença é pelo suor, pela areia e pelas toalhas e roupas de banho molhadas. Os principais sintomas da micose são: coceira, inflamação ou descamação da região atacada. O tratamento é com medicamentos. Para evitar, não pise em pisos ou lugares molhados, seque bem o corpo e troque roupas íntimas com frequência. Escolha sempre roupas de algodão e evite sapatos fechados no calor.

Bicho geográfico: são larvinhas encontradas em areias contaminadas com fezes de bichos que atingem os pés, glúteos, pernas ou mão quando entram em contato com a pele. Eles podem aparecer no mesmo dia da contaminação ou 48h depois. A melhor maneira de tratar é o acompanhamento com o profissional da saúde que pode evitar a proliferação dos fungos. Não se deve furar as lesões e o tratamento se dá por meio de pomadas ou medicamentos via oral.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!