Curiosidades

Saiba que mamadeira da cárie

By  | 

Cuidar da saúde bucal é algo muito importante e que deve se iniciar mesmo nos bebês.

Quando os bebês ainda não usam mamadeiras e só mamam no peito, mesmo assim devemos ter cuidados com sua higiene bucal.
No início, o ideal é a cada mamada fazer a limpeza da boca do bebê com uma gaze ou uma dedeira.


O ponto principal da questão dos dentes é quando o bebê passa a ter os dentes de leite e ainda usa a mamadeira, pois ela faz com que acumule açúcares no momento da ingestão do líquido, através do bico.

Dessa maneira, quando a criança utiliza a mamadeira, devemos redobrar a atenção quanto à higienização da boca.

Cuidados

Para evitar problemas de cáries nos dentes de leites, no mínimo quatro vezes ao dia deve-se fazer a escovação.

No momento de escovar os dentes, tente colocar essa tarefa como uma brincadeira para que tanto a criança quanto o adulto, estejam em um momento agradável.

Sabemos que cada criança é diferente da outra, mas se você conseguir verificar e perceber que seu filho já consegue viver sem a mamadeira, dê preferência para copos com bicos adequados, pois isso também ajudará a evitar problemas ortodônticos.

A idade considerada limite para o uso de mamadeiras de acordo com dentistas é de até 2 anos de idade.

O maior problema quanto as cáries é deixar os pequeninos irem dormir sem escovar os dentes, após usar a mamadeira. O ideal, se a criança não consegue dormir sem a mamadeira, é colocar água ao invés de leite, pois justamente no período da noite, nossa salivação diminui, o que potencializa a acidez causada pela metabolização da sacarose pelas bactérias, ou seja, aí sim as cáries com certeza virão.

Alguns pediatras e dentistas indicam fazer a higienização bucal apenas com água, mas caso for utilizar creme dental, atente-se ao volume que irá usar, pois ele não deve ser maior do que a ponta de um palito na quantidade a ser usada. Tudo isso para prevenir a fluorose que pode deixar os dentes porosos, quebradiços e de aspecto ruim.

Então, se você tem filhos ou conhece alguém que tenha filhos nessa idade de mamadeira, esteja alerta para evitar problemas desagradáveis de cáries.

Rate this post

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!