Não se pode deixar de lado o Marketing Pessoal quando a questão é a sua apresentação, seja em uma empresa ou até mesmo trabalhando em casa, afinal muitos se incomodam quando escutam que o trabalho em casa é coisa de desocupado, mas o que será que alguém que encontra um parente ou amigo de pijama durante o dia acessando sites na internet deve pensar?
Foi justamente pensando nisso que resolvi criar um artigo para informar sobre o Marketing Pessoal no trabalho realizado em casa acabando com alguns mitos e explicando como você pode ser um profissional que todos admirem, pela maneira como se porta e também pelos resultados que alcança.
1 – Trabalhar a vontade:
Existem os que confundem trabalhar a vontade com “trabalho sem vontade”, acordam pela manhã e nem escovam os dentes ou penteiam os cabelos, afinal está em casa, será que isso prejudica a produção e a qualidade dos serviços?
Com certeza e muito, começando pelo fato que caso tenha filhos a imagem passada pelo pai ou pela mãe é péssima e acaba por mostrar as crianças que o trabalho é uma questão sem muita importância, as crianças aprendem através de exemplos e não de sermões.
Imagine quando um amigo pergunta a criança, “-Qual o trabalho do seu pai”, “-Há ele trabalha acessando sites na internet o dia inteiro de bermuda e chinelo”.Péssimo não é mesmo?
Com os familiares e amigos não é muito diferente disso, primeiro porque caso tenha um amigo desempregado ele vai imaginar que você também está, afinal em casa e a vontade é a primeira coisa que virá na cabeça dele, sem contar que isso fará com que vá diversas vezes a sua casa atrapalhando o seu rendimento.
Seja sincero e explique a situação, se possível mostre alguns de seus projetos.
Os familiares também são um empecilho, principalmente se você trabalha em casa e a sua esposa também, como dona de casa, visitas e telefonemas acontecem inevitavelmente e até que você prove o contrário sempre será o marido desocupado fazendo alguns “bicos”, você sabe que isso não é verdade mas tome alguns cuidados.Lembra do pijama e da bermuda?
2 – Falta de organização
A organização é importantíssima e caso esteja trabalhando de 12 a 14 horas por dia sem conseguir finalizar o que precisa tenha certeza que o problema principal é a falta dela, existem diversos sistemas para quem trabalha em casa que ajudam na organização de seus negócios como Freelancer:
- Flow (Gerência de Projetos);
- Paymo (Controle de Cobrança);
- Shoeboxed (Controle de Documentos);
- Rescuetime (Controle de produtividade);
- Evernote (Controle de Pesquisas,organização do trabalho);
- Odesk (Fechamento de negócios);
- Entre outros.
3 – Tempo x Criatividade
É claro que nem todo trabalho em casa é realizado pela internet, existem hoje diversas oportunidades, entre elas, máquina de fazer chinelos,fraldas,camisetas,cartões de visita,sorvete,iogurte,entre outras, todas elas exigem tempo e criatividade mas a criação de artigos talvez seja a que necessite de mais cuidado, afinal quando falamos em artigos logo vem a cabeça a internet porque é muito difícil trabalhar hoje em dia somente na mídia impressa, mas este trabalho exige muitas vezes um tempo maior para a criação de conteúdo levando-se em conta, pesquisas e estudos.
Existe um ditado que diz, “Na natureza nada se cria,nada se perde,tudo se transforma” (Antoine Lavoisier) e eu digo que na natureza tudo se estuda, afinal como você irá criar um conteúdo sem conhecer sobre o assunto?
Não confunda estudar para produzir conteúdo com copiar, fato que vem ocorrido muito na internet e punido quando identificado, hoje o próprio Google em seu sistema de indexação reconhece quando uma página foi copiada e pune a mesma colocando-a em uma posição no buscador que somente o seu criador irá encontrá-la, sem contar multas por direitos autorais.
Levando em conta apenas estes três pontos você já terá percorrido 90% para o sucesso com o trabalho em casa/Freelancer.
E você trabalha em casa?
Se trabalha como tem se saído com os seus projetos?
Comente sobre a sua experiência e obrigado pela visita.