Saúde

Dificuldades para engravidar? O que fazer?

By  | 
Infetilidade pode ser revertida com tratamento

Infetilidade pode ser revertida com tratamento

A chegada de um filho a vida de um casal, sem dúvida nenhuma é uma felicidade indescritível. No entanto, para alguns casais a sonhada gestação não ocorre tão facilmente como era esperado.

As tentativas são frustradas pelos resultados negativos, mas o casal precisa ter calma e não se desesperar, pois, a infertilidade é problema comum que atinge 15% dos casais.

No entanto, é necessário destacar que alguns fatores de risco podem dificultar a gestação.

Segundo a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, os quatro cuidados principais que o casal precisa observar antes de planejar a vinda de um filho para a família são: idade – não deixar para engravidar tarde; peso  – evitar baixo peso ou obesidade; tabagismo – para de fumar, pois o cigarro reduz a fertilidade; prevenir o aparecimento de doenças sexualmente transmissíveis, tratando rapidamente, caso ela apareça.

Segundo os especialistas da área, uma mulher que não usa métodos contraceptivos pode demorar até 12 meses para conseguir engravidar pelo método tradicional.

Mas, se as dificuldades persistirem após 1 ano, o casal precisa procurar um médico especialista em reprodução humana, para diagnosticar os problemas que estão dificultando a realização deste sonho.

O médico especialista irá solicitar ao casal a realização de diversos exames, para investigar os fatores que estão ocasionando a infertilidade masculina e/ou feminina.

Para as mulheres, os ginecologistas especialistas solicitam: papanicolau (caso a paciente não tenha realizado este exame no último ano), exame de sangue para checar a imunidade da mulher, exames específicos para detectar a clamídia, doença sexualmente transmissível que pode causar obstruções nas trompas (tubas uterinas), exame de sangue para conferir a ovulação, dentre outros.

Para os homens, os médicos solicitam: espermograma, exame de urina ou sangue, para diagnosticar clamídia.

No entanto, se o médico especialista não notar nenhum problema, doença ou alteração nestes exames iniciais, testes mais específicos podem ser feitos.

As causas da infertilidade de um casal, não estão relacionadas apenas aos problemas femininos. Segundo as pesquisas, 30% são de causa masculina, 30% de causa feminina, 30% são de causa feminina e masculina e 10% de causas indeterminadas.

Diversos problemas de saúde podem causar infertilidade. Nas mulheres as principais causas são: problemas ovulatórios, obstruções na trompa, doenças uterinas, infecções no colo do útero, fatores imunológicos, miomas, pólipos, entre outros.

No entanto, a infertilidade masculina pode ser causada por: idade, estresse, exposição a altas temperaturas (as quais podem afetar a capacidade do esperma de se mover e fertilizar o ovo), varicocele (aparecimento de varizes no cordão espermático, que pode atrapalhar a produção dos espermatozoides), fumo, drogas e álcool, medicações, condições genéticas, como por exemplo, a síndrome de Klinefelter.

Diagnosticado o problema, o médico especialista irá indicar o tratamento mais eficaz para a realização da fertilização no casal.

Com o avanço da medicina, diversos tratamentos de fertilização estão aumentando significamente as chances dos casais que desejam engravidar. Dentre estes tratamentos podemos citar: o uso de medicamentos específicos, cirurgias, inseminação artificial ou intrauterina, tecnologia reprodutiva assistida, dentre outros.

Seja qual for o tratamento indicado pelo seu médico, é importante destacar que o diagnóstico deve ser individual, analisando as características tanto do homem quanto da mulher que sonham com a chegada do filho.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!