A cerveja é consumida na humanidade desde 6000 A.C, e já vem animando festas a muito tempo e a notícia mais antiga que se tem sobre a cerveja vem de 2600 a 2350 A.C.
Conta o escritor Grego, Ateneu de Náucratis que no Egito ela teria sido inventada para suprir aqueles que não podiam pagar o vinho.
Existem algumas crendices, como por exemplo o consumo de cerveja para eliminar cálculos renais, que podem prejudicar o organismo devido ao seu consumo em excesso, a cerveja é uma bebida que alimenta, se bebida com moderação, mas o problema é que boa parte das pessoas não consome um copo de cerveja e sim “diversos copos” e é neste ponto que começamos a perceber o que causa a famosa “barriguinha de chopp” ou cerveja.
A cerveja é geralmente consumida em momentos de confraternização e é muito difícil ela vir sozinha, geralmente vem acompanhada do amendoim, porção de salame, queijo, azeitona, castanha de cajú e por ai vai, as opções de acompanhamento são muitas.A cerveja em si é umas das bebidas que menos tem calorias para engordar como a maioria pensa, porém somando-se as calorias de um copo a um engradado e além do mais acompanhado de “várias porções” para beliscar o efeito calórico aumenta muito e a “barriguinha” começa a aparecer.
A tendência a engordar ou não também deve ser levada em consideração, existem indivíduos que bebem muita cerveja mas em virtude da genética que possuem a barriga nem aparece, mas já existem outros que engordam com cerveja e outras bebidas também, então se o seu caso é engordar devido as calorias da bebida que consome de nada adianta fazer regimes que deixam-no(a) praticamente sem comer se a causa de sua engorda.
Benefícios da Cerveja:
- Visão – Segundo cientistas canadenses a cerveja diminui o risco de cataratas;
- Diminui o risco de Diabetes;
- Diminui o risco de doenças cardíacas;
O que deve-se levar em consideração é que quando a maioria pensa em cerveja está na verdade referindo-se a cerveja que vende no Bar perto de sua casa, mas existem diversos tipos de cerveja, nacionais e importadas e algumas delas tem um sabor incomparável fazendo com que os bebedores de cerveja de final de semana fiquem extasiados com o sabor que elas proporcionam.
Segue uma lista com algumas das melhores cervejas do mundo:
Westvleteren Abt 12
País: Bélgica
Álcool: 10,2 % ABV
Estilo: Belgiam Quadrupe
Westvleterem Extra 8
País: Bélgica
Álcool: 8% ABV
Estilo: Belgiam Dark Strong Ale
Great Divide Yet Imperial Stout
País: Estados Unidos
Álcool: 9,5 % ABV
Estilo: Russian Imperial Stout
Perigosa Imperial IPA (ex Venenosa)
País: Brasil
Álcool: 9,1 ABV
Estilo: Imperial / Double IPA
Estes são apenas alguns exemplos entre tantas marcas e tipos de cerveja que existem no Brasil, uma que eu gosto muito é da Bohemia, conhecida como “Confraria”, tem um sabor delicioso, mas é mais forte que as ditas “cervejas normais” que já estamos acostumados.
Para terminar quero informar que a barriga infelizmente depende de sua genética e principalmente do bom senso, eu aconselho a beber com moderação mas na próxima vez lembre que existe um outro mundo de cervejas além de nossas velhas conhecidas.
E você aprecia uma boa cerveja?
Tem medo da “barriguinha”?
Deixe os seus comentários.