in ,

Doação de Sangue – Cuidados ao doar.

A doação de sangue deveria ser obrigatória no mundo, porém necessita de certos cuidados para que em vez de ajudar não acabem levando o paciente a ter diversos incômodos  existem casos em que a Bolsa do paciente foi trocada no momento da transfusão, causando uma série de problemas ou por troca de nomes nas bolsas.

Quando isso ocorre o paciente receptor pode sofrer uma reação hemolítica aguda, ou seja, as hemácias (transportam o oxigênio) são destruídas, caso isso aconteça o paciente deve ser medicado imediatamente com Soro Fisiológico para eliminar as “células invasoras” elevando a pressão arterial.

A transfusão mal sucedida também pode causar coceiras, alergias e febre, para casos mais sérios o paciente pode receber, além do soro, analgésicos, antialérgicos ou drogas mais fortes para ajudar a aumentar a pressão arterial.
Quando uma doação de sangue não tem sucesso o paciente pode eliminar o sangue incompatível em menos de 24 horas, tomando os devidos cuidados.

Hemólise:

doação de sangue

Ocorre quando alguém recebe sangue incompatível, os glóbulos brancos do receptor protegem o organismo eliminando as hemácias invasoras.
Uma das reações mais encontradas em pacientes que durante uma doação de sangue receberam sangue errado é a febre como defesa do corpo e por causa da destruição das hemácias, parecido quando temos alguma infecção.

Coo proteção  organismo produz algumas substâncias vaso dilatadoras causando a queda da pressão, isso faz com que o coração bata mais rápido causando dores no peito e nas costas e dores nos rins que também não funcionam corretamente eliminando hemoglobina pela urina, em casos de insuficiência renal pode levar o paciente ao óbito.

Curiosidades da Doação de Sangue:

  • Sangue RH Positivo – Aceitam RH negativo, o contrário não procede;
  • Sangue Tipo O – Só recebem do tipo O;
  • Sangue Tipo AB – Só recebem dos grupos O, A e B;
  • Sangue Tipo B – Só recebem dos tipos O e B;
  • Sangue Tipo A – Só recebem dos tipos O e A;
  • Sangue Tipo  O negativo – Doador Uiversal, mas deve receber sangue do mesmo tipo, preferencialmente;
  • Sangue Tipo AB – Pode receber todos os tipos, mas só pode fazer doações para omesmo tipo.

Para a doação de sangue o indivíduo deve ter entre 18 e 67 anos 11 meses e 29 dias, segundo a nova portaria sobre doação de sangue, pode-se fazer a primeira doação até os 60 anos.

Os Testemunhas de Jeová não aceitam a transfusão de sangue, o que acaba causando a morte de pacientes desta religião, mas existem algumas opções alternativas, como cirurgias que não necessitam de trocas sanguíneas e Hemoterapia, estas formas de terapia beneficiam os Testemunhas de Jeová e demais pacientes.

Uma Doação de Sangue não é imune de problemas, conforme indicamos no início do artigo, erro humano, qualidade do sangue recebido, contaminação, contração de doenças como AIDS e Hepatite, porém hoje em dia são casos extremamente raros de acontecer e a doação de sangue é um fator de cidadania plena, muitas vidas são salvas devido a pessoas iguais a você.

E você pratica a Doação de Sangue, se não qual a causa?
Deixe os seus comentários, colabore com esta causa.

Erros Que Acabam Com a Sua Beleza!

Cerveja faz a barriga crescer?