Aquele momento especial na vida de qualquer mulher, a gravidez. Algumas planejam, outras recebem esse presentinho de surpresa. E é por isso que é muito importante que você mulher moderna, saiba mais sobre esse assunto. Assim poderá saber como lidar com esse momento. Principalmente, se for algo inesperado em sua vida, para que você saiba se está realmente grávida. Vamos ajudar vocês com os sintomas, que às vezes podem passar despercebidos por algumas de nós.
Conhecer o seu corpo é fundamental para que você tenha a capacidade de identificar esses e outros sintomas que podem aparecer, quando você estiver grávida. O tempo que normalmente aparece os primeiros sintomas é pelo menos três semanas depois que ocorreu a fecundação. Mas em alguns casos raros, já podemos ver os sintomas e sinais da gravidez, pelo menos seis dias depois da concepção. Isso quer dizer, que por mais que não seja o mais natural, pode ocorrer sim, nos primeiros dias da gestação a mulher já sentir alguns dos sintomas convencionas dessa fase da vida.
E quais são os principais sintomas?
- Náuseas e vômitos;
- Inchaço abdominal;
- Atraso menstrual;
- Cólicas ou dor abdominal;
- Sangramento vaginal;
- Aumento dos seios e dores nas mamas;
- Cansaço;
- Desejos alimentares;
- Alteração do paladar;
- Constipação intestinal;
- Aumento da frequência urinaria;
- Acne;
- Variação de humor;
- Dor de cabeça;
- Dor lombar;
- Alteração do olfato;
- Aumento dos gases;
- Corrimento vaginal
Pode ser que nem todos os sintomas apareçam ao mesmo tempo, e é por isso que é tão importante que você esteja sempre ligada no seu corpo, porque se algo acontecer de diferente, você poderá procurar a ajuda de um médico, ou até mesmo buscar os recursos necessários, para saber se é positivo o resultado e se você será mamãe ou não!
Comece a perceber se você tem sentido alguns desses sintomas, tente entender se é algo na sua rotina que mudou, pode ter sido uma dieta diferenciada, ou até mesmo, o indicio de alguma doença. Mas se for o caso, de você perceber mudanças no corpo, é preciso procurar um médico.
Além disso, ficar doente é uma coisa, e os sintomas continuar muito seguidamente poderá ser um novo bebê vindo ao mundo. Claro que nem todos os sintomas que citamos anteriormente podem significar gravidez, justamente porque alguns podem estar alertando o seu corpo sobre algo que pode estar errado.
Preste atenção nas suas relações, e quanto tempo depois você pode começar a ter esses sintomas. Se você fez algo que pode ter levado a gravidez, ou se você tem se cuidado usando a pílula e a camisinha de maneira correta. Se você tem se arriscado, ou se está realmente tentado engravidar, é provável então, que alguns desses sintomas possam estar dizendo que você é a próxima mamãe do pedaço.
A importância de saber desde o começo sobre a gravidez é justamente porque assim, você poderá cuidar do seu corpo e saúde e do seu bebê de maneira correta, desde os primeiros meses de vida. Será uma mudança grande, mas é preciso ter consciência e cuidado corretos. Assim você poderá ter uma gravidez saudável e o seu bebê nascer com a saúde necessária.