Para combater essas doenças, hoje em dia corriqueiras, usar apenas medicamentos não é o suficiente, com isso, algumas ervas passaram a ficar em alta por seus efeitos medicinais.
Algumas dessas ervas são usadas para melhorar o diabetes, outras para combater o colesterol, enfim, existe uma grande variedade de chás medicinais disponíveis no mercado. São chamados de remédios alternativos.
E para o colesterol?
No caso do colesterol ruim que vem sendo um grande vilão nos dias de hoje, uma erva recomendada para combatê-lo é a alfafa, também conhecida como luzerna. Trata-se de uma planta medicinal que é muito nutritiva e estimula o apetite, além de auxiliar na redução do colesterol.
O chá de alfafa é também recomendado para quem tem osteoporose, pois é rico em cálcio e outras vitaminas.
Devemos lembrar que mesmo sendo um remédio natural, o ideal é ter a prescrição de um profissional para consumi-lo.
Outra propriedade que podemos destacar da alfafa é que se trata de uma planta medicinal, antioxidante que ajuda na retenção de líquidos e regula o intestino por ser rica em fibras.
Dessa maneira, esse chá também pode ser um grande aliado no emagrecimento. Mais uma propriedade a ser destacada é a prevenção de doenças cardiovasculares.
O modo de preparo do chá é simples. Confira!
Coloque duas colheres de sopa da erva em um litro de água e deixe ferver. Em seguida, abafe o líquido por dez minutos e tome o chá em jejum, sem adição de açúcar. Puro mesmo.
É importante ressaltar que esse chá só deve ser consumido no máximo 1 vez por dia e 4 vezes na semana. Mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem consumi-lo.
Outra ressalva é na hora de comprar a erva. Evite comprar o broto de alfafa para preparar o chá, pois é comum sua contaminação por bactérias que podem causar uma série de desconfortos, como diarréia, vômitos e até mesmo febre. Assim, ao invés de auxiliar, o chá acabará sendo prejudicial.
Prefira comprar a erva de fabricantes confiáveis.
No caso de emagrecimento, lembre-se que o chá não é milagroso. Portanto, é necessário praticar atividades físicas regularmente para surtir o efeito desejado.
Se possível, pergunte ao seu médico se no seu caso é indicado ou não o consumo do chá de alfafa para combater o colesterol. Assim evitará qualquer outro tipo de problema.