Saúde

Como evitar doenças nos olhos

By  | 

A visão é um dos sentidos mais sensíveis que as pessoas possuem e também um dos mais fáceis de se perder, por tanto, é importante ter cuidados redobrados com os olhos. Estima-se que hoje no Brasil 128.000 pessoas sofram de cegueira, os dados são do IBGE, cerca de 40% dessas pessoas vivem em áreas pobres de grandes cidades onde as condições de tratamento em caso de problemas na saúde dos olhos são bem precárias.

Entretanto evitar doenças na visão não é tão difícil quanto parece, basta algumas medidas simples para que os olhos permaneçam em excelente saúde e funcionalidade.

Evitar o cigarro, por exemplo, é uma ótima medida para manter os olhos saudáveis, já que por conta das toxinas contidas nesse produto, o fumo pode ajudar na degeneração da visão por conta de doenças como catarata, glaucoma e perda de visão por conta do avanço da idade.

olhos-lindos

Não saber gerir doenças como diabetes e pressão alta também é perigoso para a visão, já que essas doenças quando não tratadas corretamente podem causar cegueira em seus portadores. O ideal é que portadores de diabetes e hipertensão evitem o descontrole dessas doenças, já que elas causam uma série de outros problemas de saúde.

Evitar sol forte ou ambientes com elevado nível de luminosidade também é uma postura inteligente, pois o excesso de luz pode aumentar as chances de feridas na retina ou até mesmo catarata precoce. O ideal é usar óculos de sol com proteção UV, evitando incidência pesada de luz sobre os olhos e machucados na visão.

Os pais também devem ficar espertos com os olhos dos pequenos. A Organização Mundial de Saúde estima que atualmente existam 1,4 milhões de crianças cegas no mundo, 15% desses casos eram tratáveis e 28% poderiam ser prevenidos.

Um dos cuidados mais básicos envolve um pré-natal adequado para a criança que está chegando ao mundo. Doenças como rubéola e toxoplasmose podem ser tratadas tranquilamente durante a gravidez, evitando assim que o recém-nascido venha a ter problemas de visão no futuro.

Acompanhamento pediátrico adequado nos primeiros anos de vida também é necessário para o diagnostico de doenças como a Retinopatia da prematuridade que prejudica a circulação de sangue da retina e afeta bebés prematuros. A doença é tratável quando diagnosticada corretamente em tempo hábil.

Uma alimentação adequada também é útil para manter a saúde dos olhos em dia. Alimentos ricos em Luteína e Zeaxantina ajudam a evitar a degeneração natural dos olhos que ocorre com a idade.

Ser responsável com a própria saúde ainda é a chave para uma vida longa, saudável e com os sentidos como o da visão em plena funcionalidade durante muito tempo. Comer bem, ir ao médico com a regularidade certa e cuidar de doenças como diabetes e hipertensão é uma necessidade real, entretanto, isso não é exatamente uma possibilidade para todos.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!