Curiosidades

D.O.V. : Saiba mais sobre essa profissão

By  | 

Escolher uma carreira não é uma tarefa nada fácil. Por isso, antes de se empenhar em “correr atrás” de determinada profissão para seu futuro é muito importante pesquisar sobre a mesma para saber se você realmente se encaixa dentro dos requisitos da profissão.
Com todo esse clima de copa do mundo, algumas profissões ganham destaque, inclusive algumas delas estão relacionadas aos aeroportos que serão a porta de entrada de muitos turistas, jogadores e inúmeras pessoas ligadas a esse evento.
Pensando nisso, a profissão que vamos “explorar” hoje é o D.O.V.. Mas o que essa sigla quer dizer?

plano de voo

Conhecendo a profissão…

Trata-se de Despachador Operacional de Voo. Ele é responsável por realizar o planejamento de voo, principalmente em companhias aéreas, tanto de voos domésticos, como internacionais. Também cuida da parte de informações metereológicas, exigências para distribuição da carga, cálculos para combustível e troca de informações entre a companhia aérea e os órgãos responsáveis pelo espaço aéreo.

E o que exatamente é preciso para ingressar nessa profissão?

Os D.O.V.s, para desempenhar seu trabalho precisam em primeiro lugar serem maiores de 21 anos, ter ensino médio completo para poder então realizar um curso em escolas credenciadas, com duração de mais ou menos 1 ano.

Esse curso é dividido em dois módulos, sendo que cada um possui uma avaliação específica, tanto da escola, quanto da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Dessa maneira, após aprovação nesses 2 módulos, o D.O.V. recebe uma carteira, podendo assim ingressar no mercado de trabalho.

No início da carreira é necessário que o D.O.V. realize mais um curso, este proporcionado pela empresa para qual prestará serviço, referente ao tipo de aeronave que esta trabalha. Ao final do curso, outra avaliação é realizada pela própria empresa e também pela ANAC e, uma vez aprovado, o D.O.V. poderá começar a atuar.

Faixa salarial

Quanto ao salário desse profissional, podemos dizer que existem algumas variações que começam desde o porte da companhia aérea até o nível de desenvolvimento desse D.O.V., pois muitas empresas os classificam por níveis, por exemplo, um iniciante é classificado como D.O.V. Junior e logo pode se tornar um D.O.V. Pleno e, por fim, um D.O.V. Senior.

Essas diferentes posições também alteram o valor salarial, mas de acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Catho Online, a média salarial para o cargo no Brasil está em torno de R$1.932,12.

Então, se você gostou das atividades desenvolvidas por esse profissional tão importante dentro da aviação, aproveite a oportunidade, pesquise, informe-se e seja um D.O.V. também!

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!