in

Faça uma ceia saudável nesse Natal

Quem pensa que natal e comida gostosa e saudável não combinam, está enganado. Especialmente em nosso país, cuja variedade de frutas, hortaliças e legumes é enorme, o preparo de uma ceia apetitosa e com menos calorias se torna ainda mais fácil, com várias opções de cardápio possíveis e de custo baixo.

Por isso, se você já está em busca de ideias para um menu de dar água na boca e, que encha os olhos dos convidados pela beleza da apresentação e das propriedades nutricionais dos ingredientes, acompanhe as dicas a seguir.

comidas de natal

Equilibrando as calorias do que vai à mesa 

Buscar o equilíbrio para as refeições de fim de ano é uma ótima medida para evitar o arrependimento no primeiro dia de janeiro.

É claro que todos adoramos as rabanadas, as aves, o pernil suíno e as diversas sobremesas e acompanhamentos que tornam a mesa muito mais convidativa, no entanto, muitos desses alimentos deliciosos e altamente calóricos contém ingredientes extremamente nocivos ao nosso organismo, se consumidos em excesso.

Portanto, apreciar esse momento de união e congraçamento deve ser, acima de tudo, uma oportunidade de cultivar, além da harmonia em família, a busca por hábitos alimentares mais saudáveis.  

Substituições que funcionam… 

Todos entortam o rosto quando se fala em substituir os queridinhos do natal por opções menos gordurosas e ricas em sódio e açúcar. Felizmente, no Brasil, as opções de alimentos à disposição em cada região podem exercer essa função de maneira nutritiva e prazerosa, sem que percamos a magia de fazer aquela refeição gostosa e festiva.

Um exemplo são as frutas oleaginosas, como as nozes, amêndoas e avelãs, que favorecem a diminuição do colesterol ruim. Imagine uma farofinha de soja com esse sabor crocante: é sucesso na certa! O segredo é moderação no consumo dessas delícias.

De entrada, você pode abusar das saladas cruas, que têm alta concentração de fibras e dão o tom colorido à mesa. Para acompanhar o prato principal, uma opção exótica e saborosa é o arroz preto com vegetais picadinhos. Se a cor não lhe agradar, você pode optar pelo arroz integral, que também é uma pedida gostosa e saudável.

E a ave? Não precisamos abrir mão de todos os pratos típicos da ceia. No caso da tradicional ave especial, a dica é bem simples: evite consumir a pele do animal. Em vez de frituras, escolha assados para a sua ceia, assim você diminuirá bastante o nível de gordura dos alimentos servidos nessa ocasião.

O famoso panetone já pode ser encontrado em versões light, além do pêssego em calda  e os chocolates sem adição de açúcar. No caso das bebidas, vinho tinto orgânico ou vinho sem álcool podem substituir a cerveja e o vinho comum, enquanto os sucos e chás gelados podem ocupar o lugar dos refrigerantes.

Não tem desculpa: natal pode ter, sim, muita variedade e saúde à mesa!

Smartphone: apps sobre moda e maquiagem

A musicoterapia na cura de doenças