in ,

Mulheres inventoras

Numa sociedade essencialmente paternalista, e, em algumas civilizações, extremamente subjugadora das mulheres, imaginar que o chamado “sexo frágil” seja capaz de criar objetos para facilitar a nossa vida parece improvável.

No entanto, muitas delas andaram na contramão de seu tempo e nossos costumes e deram grandiosas contribuições à humanidade com seus inventos. Neste post, vamos conhecer algumas mulheres e suas criações, para as quais você certamente teria atribuído a autoria aos homens. Confira.

Para-Brisas

1 – Proteção policial

A atividade policial é dominada pelos homens, isso é um fato incontestável. Nas situações de confronto, tanto os policiais do sexo masculino quanto os do sexo oposto fazem uso de um produto essencial para proteger sua integridade física: o colete balístico. E você sabe quem inventou o material do qual eles são feitos?

Pois é. O Kevlar foi inventado em 1966, por StephanieKwolek.

2 – O amigo dos estudantes…

Essa invenção vem dos tempos da máquina de escrever: de tanto errar na confecção de documentos, Bette Nesmith Graham fez diversas tentativas de criar um produto que apagasse seus erros e secasse rápido, possibilitando a correção dos textos.

Depois de muita persistência, ela descobriu a fórmula do nosso conhecido corretivo líquido, em 1967 e ficou cheia da grana.

3 – Sem sofrimento

Imagine, contemporâneo dos tempos modernos, se você tivesse de usar fraldas de pano em seu filho nos dias de hoje… e lavá-las após o uso, todos  os dias.

Graças à ideia genial de Marion Donovan, de colocar uma cobertura plástica no bumbum dos pequenos para evitar a molhadeira constante, o invento foi se aperfeiçoando com o tempo e, em 1951, as fraldas descartáveis foram patenteadas. As mamães de hoje agradecem!

4 – Ideia brilhante

As melhores ideias vêm sempre nos momentos de grande necessidade. E foi num dia de aperto, com chuva, em uma viagem em Nova Iorque, que a inventora Mary Anderson observou o aperto que os motoristas passavam em dias de chuva e neve.

Assim, em 1903, ela criou um dispositivo para remoção da neve e da chuva dos para-brisas dos carros.

5 – Otimizando o trabalho

Ao perceber que os tecelões precisavam trabalhar em dupla para manusear e serrar a madeira, Tabitha Babbitt quis modernizar e otimizar a produção e deu uma grande contribuição ao marceneiros de plantão: ela inventou a serra circular, em 1813.

E aí, alguma representante do time das mulheres com um projeto novo para ajudar os homens a realizarem o seu trabalho?

A ciência explica o beijo

É carnaval! Aumento dos implantes de silicone