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O papel institucional das mídias sociais

Milhões de usuários curtem, gostam, retuítam e sobretudo, compartilham informações. E cada mensagem positiva de uma empresa, divulgada em redes sociais tem apresentado resultados mais eficientes do que a publicidade em meios tradicionais. A pesquisa foi realizada pela Nielsen Global Online Consumer Survey e mostrou que 70% das pessoas confiam nas opiniões de clientes postadas online. As mídias tradicionais despertam 24% da confiança dos consumidores.

Durante evento realizado pelo Programa Qualificação Essencial – PQE do Sindicato da Habitação de São Paulo – Secovi-SP, o mestre em comunicação Victor Olszenski, explicou em sua palestra “Uso corporativo de redes sociais” afirmou que é preciso um reposicionamento quando o assunto é o marketing do setor imobiliário, já que ele é fundamental para a conquista de novos clientes.

Para obter um resultado melhor, Olszenski recomenda o uso conjunto de meios online e offline, incluindo as redes sociais. E, ele argumenta que é preciso que a empresa esteja preparada para atuar naquele novo nicho.

Outro ponto destacado durante a palestra foi a informação passada através desses meios. A empresa deve ser capaz de estruturar um plano de comunicação confiável, a fim de transmitir mensagens úteis, confiáveis e atualizadas, de maneira coerente com seu posicionamento, imagem e ideias.

Olszenski conta que é preciso realizar um planejamento para gestão de marca e da empresa, estudando problemas, captando do mercado suas necessidades e opiniões, de forma a atribuir uma imagem positiva no mercado e conquistar novos clientes, sem deixar de fidelizar os antigos.

O interesse pelas mídias sociais é tão grande que a Editora Évora trouxe pro Brasil o livro “Mídias Sociais Transformadoras – Ação e mudança no terceiro setor”, escrito pelos pesquisadores Beth Kanter e Allison H. Fine.

Beth Kanter é autora de um dos blogs mais antigos e populares do 3° Setor, o Blog da Beth – http://www.bethkanter.org. Ela atua como CEO da Zoetica, uma empresa prestadora de serviços de marketing online de alto nível, à organizações sem fins lucrativos e empresas socialmente responsáveis.

Allison Fine é escritora, ativista dedicada à compreensão, autora escreve o blog A. Fine Blog. Atua ainda como assessora sênior do Personal Democracy Forum  e do CauseWired.

Mídias Sociais Transformadoras é voltado para instituições do terceiro setor, como associações filantrópicas e organizações não lucrativas. O livro explica como agir nas redes sociais, de forma positiva, a fim de captar recursos e voluntários para a causa.

A partir da divulgação e do compartilhamento de ideiais e interesses, é possível criar e estruturar um relacionamento na web, de forma que o usuário propague uma causa que defende.

As autoras recomenda que para o sucesso na rede é preciso escutar os usuários, para que eles percebam a postura transparente da instituição e possam com isso, construir uma relação de confiança.

Ao final de cada capítulo, questão para a reflexão do leitor foram desenvolvidas no intuito de auxiliar o leitor a entender esse novo ambiente. Em dado momento do livro, as autoras apresentam cases bem sucedidos, criados na web.

Em uma rápida busca na Internet, o exemplar foi encontrado por R$ 34,90 na Livraria Fnac, por R$44,41 na Livraria Siciliano e por R$ 49,90 nos sites PontoFrio.com e Extra.com.

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