A gelatina que todos conhecemos, em forma de pó, inodora e usada para fazer sobremesas, tem origem animal. Ela é extraída do colágeno presente nos ossos e no couro de animais como o boi e o porco e, depois, passa por um processo químico de limpeza para retirar a gordura e as impurezas. Contém 9 dos 10 aminoácidos essenciais ao corpo humano.
Existem dois tipos de gelatinas: a alimentar e a suplementar. A primeira é a que encontramos nos supermercados, a tradicional, que vem em caixinhas ou saquinhos, de sabores ou incolores. A segunda é vendida em lojas de suplementos alimentares em cápsulas ou mesmo em pó. A diferença entre elas é o grau de concentração de colágeno, sendo as suplementares mais concentradas.
A gelatina é recomendável para dietas de emagrecimento já que tem baixo valor calórico, não contém gordura, colesterol nem carboidratos. Além disso, ela ajudar a melhorar a elasticidade da pele, se tornando um aliado do rejuvenescimento e reparação celular, proporcionando maior rigidez da pele e ajudando no tratamento de osteoporose e artrose. Também traz benefícios para cartilagens, ossos, tendões, unhas e cabelos. Previne as estrias e a flacidez se consumidos regularmente e é um excelente agente cicatrizante.
O colágeno é o grande bem-feitor da composição da gelatina. É a proteína que tem como função impedir a deformação dos tecidos que fazem parte da estrutura humana.
Então, para obter todos esses benefícios, fica a dica: sobremesas com gelatinas todos os dias. Apenas 10 gramas do produto por dia são necessários para surtir efeito, levando em conta que o organismo demora em torno de 2 à 3 meses para dar uma resposta positiva.
Receita com gelatina:
Danoninho Caseiro
Ingredientes:
1 pacote de gelatina sem sabor
1 pacote de suco em pó de morango
1 copo de iogurte natural
1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite
Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador e leve para gelar por algumas horas.