Curiosidades

Para que servem as fitas adesivas coloridas usadas pelos atletas?

By  | 

O esporte também lança moda, é verdade. E, com mais intensidade nas Olimpíadas de Londres, em 2012, vimos vários atletas competirem com um acessório a mais, diferente de tudo o que já vimos por aí: as fitas adesivas coloridas.

Superstição, vaidade ou acessório para melhorar o desempenho? Vamos explicar, de forma simples, o que são e para que servem essas bandagens tão utilizadas pelos atletas de alto nível. Confira!

Bandagem

Kinesio Tape: para que servem? 

Sim, esse é o nome das fitas adesivas que provocaram a curiosidade de muitos e foram criadas pelo quiropraxista Kenzo Kase, com o objetivo de tratar e combater lesões, além de diminuir os impactos dos movimentos sem que isso limite as pessoas – motivo pelo qual foi amplamente aceita pelos esportistas de alto rendimento.

Saídas há mais de 30 anos dos consultórios de reabilitação e tratamentos de quiropraxia, as Kinesio Taping se tornaram uma febre entre atletas, famosos ou não, pelos seus diversos benefícios, entre eles, o de ser um produto livre de substâncias químicas, desenvolvido para estabilizar e dar suporte à regeneração muscular, em lesões agudas ou crônicas.

Benefícios 

Os principais motivos da Kinesio Tape são a redução da dor, melhora do desempenho de atletas em recuperação de lesões, relaxamento muscular, melhora do sistema circulatório e tratamento de contusões nos ligamentos, além de auxiliar o corpo na regeneração de edemas e hematomas, por possuírem ondulações que elevam a pele e promoverem o envio de estímulos ao cérebro, agindo em conformidade com a tensão e a direção de sua aplicação.

Podem, inclusive, ser utilizadas em bebês, pessoas que tiveram paralisias musculares ou mesmo AVC e também servem para aliviar as cólicas.

Como utilizar?

Antes de comprar a sua Kinesio Tape e sair por aí colando a fita pelo corpo, é necessário que você entenda o funcionamento dos músculos. Por isso, o ideal é que seja consultado um fisioterapeuta ou um ortopedista.

Esses profissionais examinarão a real necessidade de uso da bandagem e demonstrarão como aplicar nos locais exatos onde se quer combater as dores ou estimular o relaxamento muscular, a cura de lesões, entre outros procedimentos terapêuticos.

Muitos atletas usam esse produto no auxílio à contração muscular, contribuindo para a redução da extensão em excesso dos músculos, o que evita problemas com luxações. Outros a utilizam simplesmente como analgésico, pois ela diminui a tensão muscular, inibindo os sinais de dor emitidos pelos receptores subcutâneos.

A medicina oriental é fantástica, não é mesmo?

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!