in ,

Os perigos do uso de óculos de sol sem procedência

Mais do que um meio de se proteger do sol, os óculos se tornaram um acessório de moda, com diversos formatos de armação, cores de lente e tendências entre os diversos públicos, tanto feminino quanto masculino.

Mas será que aqueles óculos super baratos e sem procedência que os ambulantes oferecem em barracas e nos calçadões realmente protegem nossos olhos dos efeitos da radiação solar? Acompanhe aqui o que dizem os especialistas.

Por que comprar óculos com garantia? 

Muitas vezes se recorre a alternativas mais baratas para “estar na moda”. E isso também acontece quando o assunto é a compra dos óculos de sol. Mas até que ponto vale a pena ter aqueles óculos iguaizinhos aos da marca famosa pagando muito menos e sem ter garantia alguma de proteção?

Os oftalmologistas alertam que o principal risco, nesses casos, é a ausência de proteção total contra os raios UV (ultravioleta). Ou seja, qualquer fator de proteção que não seja igual a 100% pode causar graves danos à saúde dos olhos, tais como a queimadura das córneas, da retina, e, a longo prazo, a catarata ou outra doença degenerativa da visão.

Além disso, produtos sem garantias relativas às normas de fabricação podem causar dificuldades para enxergar, caso dos óculos com curvatura incorreta, que provocam desconfortos e dores de cabeça. Ou seja: o que parece um bom negócio, com o tempo, acaba se tornando uma cilada.

Como saber se meus óculos de fato protegem dos raios UV? 

A primeira medida, mais simples, é evitar a aquisição com ambulantes, pois certamente eles não vendem produtos certificados.

Outro fator importante é a escolha da cor de seus óculos. Prefira os de cor âmbar, marrom ou cinza, que contribuem para a redução dos reflexos e auxiliam na definição de contraste e profundidade. Para dirigir ao entardecer, no chamado “lusco-fusco”, as lentes amarelas são as ideais, por contribuírem na redução da sensação de ofuscamento causada pelos faróis acesos.

Continua em dúvida? Verifique se seus óculos possuem a certificação NBR ISO 15111. Outra dica para ficar ainda mais seguro e protegido é consultar o seu oftalmologista, pois ele verificará e atestará a qualidade do produto que está utilizando e poderá recomendar o melhor formato de armação e cor de lentes para os seus olhos.

Gostou das dicas? Fuja das cores que vão roubar, no futuro, a oportunidade de ver com nitidez as pessoas e a natureza. Use produtos certificados e com garantia de procedência!

Os benefícios da acupuntura

Para que servem as fitas adesivas coloridas usadas pelos atletas?