Sem categoria

Poemas são só para pessoas intelectualmente cultas?

By  | 

Aprenda mais sobre esse mundo, e saiba que todos somos capazes de entender o que os poemas tratam.

Vivemos cada dia mais em um mundo de alienação, onde as pessoas passam horas em frente ao computador, pesquisando na maioria das vezes, somente sobre o mesmo assunto. Encontram respostas para todos os assuntos possíveis. E deixam de pesquisar sobre novidades, primeiramente por preguiça, e segundo por não ter interesse.

Quando ainda estudávamos na escola, nossos professores fizeram o favor, de nos mostrar que o caminho da poesia, era árduo, e cansativo, pois não nos ensinaram de maneira correta sobre esse assunto. Era obrigação para passar no vestibular ou para fazer uma prova, saber exatamente do que se tratava, e quem eram os principais poetas de épocas muito antigas. Nomes que nem lembramos hoje, poemas que nunca tocaram em lugar algum.

Seguimos nesse caminho, sempre acreditando que a poesia era algo para as pessoas cultas, pessoas que sabem muito sobre a vida, ou que estudam muito. Seguimos sem entender direito, porque no passado não nos mostraram qual era o caminho ideal, para tentar entender do que os poemas tratavam.

Mas isso tudo pode ser mudado, basta que possamos aprender a apreciar uma bela poesia, e entender que poemas são para todos, e de todos. Mario Quintana foi uma pessoa do povo, que escreveu para que todos pudessem entender. De maneiras diferentes, sobre a vida, o amor, a carreira, sobre as decepções amorosas, das quais ele próprio vivenciou. E dessa forma poderia escrever o que sabia o que viveu.

Foi um poeta que escreveu para todos os públicos, todas as idades, inclusive com muitos livros dedicados as crianças, dos quais os pais podem se apegar para ensinar sobre a vida para seus pequenos.

Ter paciência cabeça e coração abertos são uma forma de entrar no mundo da poesia, que depois que aprendemos a gostar, se torna um aliado na vida, nas dúvidas, nos problemas. Podemos usar um livro de poesia, como forma de responder as nossas dúvidas.

Mario quintana livro

Mario quintana livro

Um livro de Mario Quintana que pode ser o inicial para entendermos a poesia, e começáramos a gostar, é Espelho Mágico. Dessa forma poderemos entrar no mundo poético, sem precisar ler algo que possa parecer dificultoso.

Outra dica é pesquisar online, poetas atuais, existem muitos blogs relacionados com a temática, de autores/poetas que falam para todos, sem precisar que a escrita seja para um público restrito. Abra a sua cabeça, e jogue o preconceito fora em relação a esse assunto, saiba que a poesia é patrimônio histórico de todos e para todos. E que todas as pessoas podem aprender a gostar, basta que cada dia seja um novo dia, cheio de descobertas. Se você é mãe, faça seu filho aprender desde cedo sobre o assunto, vários autores de poesia, já escrevem para crianças, e aprender desde cedo, ajuda a gostar mais ainda. Pois para as crianças tudo é mais fácil de entender.

Jornalista, apreciadora de alguns mundos paralelos e pessoas diferenciadas. Escritora há pelo menos 10 anos. Com sonhos na cabeça e vontades de realizar. Gaúcha. No momento trabalha ajudando as pessoas a serem melhores tanto na parte física, quanto emocional. Com convicções muito concretas sobre a vida, e o amor. Ama as palavras, as letras e as pessoas. Pois acredita que cada um tem algo a ensinar.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!