A miopia é presente em muitos brasileiros nos quais não percebem ou então retardam o tratamento do problema por crenças diversas, a miopia se caracteriza pela pessoa não conseguir ver objetos distantes, os objetos que estão perto são visualizados com nitidez enquanto que os objetos que estão á distância são visualizados desfocados ou embaçados.
Várias condições no globo ocular podem causar a miopia como disfunções no cristalino, córnea quando está curva demais, outro fator pode ser quando o globo ocular está alongado demais, além disso, as condições podem estar misturadas e combinadas.
Há vários graus de miopia, a pessoa que identifique jamais deve comprar ou usar um óculo por conta própria e nem se automedicar, o mais correto é ir ao médico e verificar como o problema está e seguir as indicações do médico.
No início da miopia a pessoa não percebe que o problema está ocorrendo, só quando a pessoa percebe que a vista está ficando turva ao visualizar objetos distantes ou quando ela pestaneja com certa freqüência, freqüência que anteriormente não era como está acontecendo no momento, as dores de cabeças começam a surgir de forma estranha e logo depois de exercícios ou movimentos de visualizações prolongadas ou quando seus olhos estão tenso de tal forma incomum.
Para corrigir a miopia o mais indicado pelos médicos é o uso de lentes divergentes, mais conhecidas como negativas, que são usadas com óculos ou em lentes de contato, também há opções para cirurgia em casos específicos e onde os tratamentos normais não são suficientes para corrigir o problema.
O problema tende a se tornar mais grave conforme passa o tempo, há diversas pessoas que deixam para depois o problema e isso tende a piorar, quando mais cedo for feito o tratamento melhor será e menor será o grau das lentes divergentes.