Curiosidades

Tirar cutícula é bom ou ruim? Saiba mais.

By  | 

A grande maioria das mulheres e alguns homens também se preocupam bastante com o cuidado com as mãos e unhas, pois de maneira geral isso demonstra um ar de limpeza.

cuticula-unha-alicate
Higiene e estética

Cuidar das unhas é um hábito que acaba tornando-se uma rotina, como cuidar dos cabelos, por exemplo.

Geralmente, semanalmente, cuidamos de nossas unhas e é quando tiramos a cutícula, cortamos, lixamos e pintamos.

Seja na manicure ou em casa mesmo, ao tirarmos a cutícula que é a proteção de nossas unhas, devemos tomar alguns cuidados.

Cuidados ao tirar a cutícula

O ideal é manter a cutícula e as unhas sempre bem hidratadas e para remover a cutícula use uma espátula para empurrá-la após ter aplicado um creme hidratante e aí então retire o excesso de pele da cutícula tomando cuidado para não machucar.

Segundo os dermatologistas, o melhor é tentar não tirar as cutículas profundamente, pois isso pode trazer prejuízos à matriz das unhas, causando deformações.

Pessoas que tem infecções nas unhas, como micose, é aconselhado que não retirem a cutícula.

Mitos e verdades

Existem muitos mitos em relação a retirada da cutícula, ou seja, se é bom ou ruim, então, pesquisamos para entender um pouco mais sobre esse assunto.

De acordo com os especialistas, remover a cutícula sempre que fizer as unhas é algo que se for realizado de maneira correta, sem machucar a cutícula não há problema nenhum.

Um mito muito comum sobre esse assunto é que dizem que quanto mais se tira a cutícula, mais grossa fica, mas isso não é verdade, pois assim como os cabelos, a cutícula também tem um limite para crescer.

Um cuidado importante é, ao usar produtos de limpeza, o melhor é sempre usar uma proteção nas mãos, pois nesses produtos podem haver agentes nocivos que fazem com que a pele fique mais ressecada e as cutículas com aspecto áspero.

Atente-se ao mito que dizem por aí que ao remover toda a cutícula, as unhas irão crescer mais. Isso é mentira, pois não há nenhuma relação entre a cutícula e o crescimento das unhas. Elas apenas são responsáveis por proteger nossas unhas de entrar bactérias que possam causar infecções.

Por fim, não acredite em nenhum produto milagroso que possa retardar o crescimento das cutículas, pois isso não existe. O que podemos encontrar no mercado são produtos que podem dar um aspecto mais bonito para as mãos.

Então, se você é adepto a cuidar de suas unhas semanalmente, não há problema algum, aproveite e arrase!

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Content is protected !!