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Vegetarianismo – Prós e Contras

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Apesar de vários benefícios para a saúde já terem sido comprovados, uma dieta vegetariana pode  causar uma série de problemas de saúde, quando mal seguida. Muitas pessoas que se tornaram vegetarianas afirmam ter usado métodos pouco saudáveis para controlar o peso, em comparação com aquelas que nunca tiveram hábitos vegetarianos. Esses meios incluem o uso de inibidores de apetite, laxantes e diuréticos, além de vômito auto-induzido, com o intuito de controlar o peso.

Apesar de vários benefícios para a saúde já terem sido comprovados, uma dieta vegetariana pode causar uma série de problemas de saúde, quando mal seguida.

De fato, existe o lado negativo do vegetarianismo, apesar de parecer a solução mais saudável para manter a saúde perfeita e o peso controlado. Adolescentes vegetarianos são mais propensos a sofrer distúrbios alimentares, entretanto, não é devido ao vegetarianismo, pelo contrário, esses adolescentes se tornam vegetarianos para perder peso, e por isso, acabam se submetendo a dietas longas e rigorosas.

O vegetarianismo pode ser uma excelente opção até mesmo para os adolescentes, todavia, é preciso saber qual o motivo dessa escolha, pois pode ser por mera vaidade, o que sem dúvida alguma é muito perigoso.

Pessoas vegetarianas (quando seguem a dieta corretamente) são menos propensas a terem excesso de peso, pressão arterial elevada, colesterol alto, dentre outros. Na verdade, é uma questão de equilíbrio, pois tanto os onívoros quanto os vegetarianos podem de ter uma saúde perfeita se adotarem uma dieta balanceada.

Da mesma forma, pessoas onívoras podem apresentar um risco maior de compulsão alimentar, enquanto os vegetarianos podem apresentar problemas em relação ao controle de peso, como por exemplo, distúrbios alimentares. É importante salientar que hábitos vegetarianos devem ser adotados sempre com extrema atenção, com dietas equilibradas, sempre atento ao consumo de calorias e proteínas, para que o aparecimento de anemia e desnutrição não aconteça.

Esse cuidado deve ser muito maior de acordo com o nível de atividade do indivíduo, como por exemplo um atleta, que deve planejar suas refeições com muito mais cuidado, caso contrário, irá perder peso com extrema velocidade e com certeza irá aumentar a possibilidade do desenvolvimento de diversas doenças.  Vegetarianos devem aumentar a quantidade de refeições, no mínimo 6 por dia, sempre intercaladas com o menor espaço de tempo possível.

Também é muito importante o consumo de carboidratos (cereais, pães, macarrão, arroz, batata, dentre outros) e proteínas (grãos integrais, ovos, soja, leite, atc). Antes de seguir uma dieta vegetariana, é aconselhável consultar uma nutricionista, que irá estipular uma dieta equilibrada a ser seguida,  tornando a adaptação segura e  saudável.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

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