Alimentos acidificantes e alcalinizantes

Para que o organismo funcione bem, a partir do equilíbrio dos componentes da alimentação, para que este aproveite melhor às vitaminas aumentando à resistência as doenças, uma boa parte das pessoas voltadas para a alimentação natural consomem mais alimentos que alcalinizam e menos alimentos que acidificam o mesmo.

Baseados em experiências individuais e nas pesquisas publicadas do Dr. William Howard Hay apresentamos uma definição dos alimentos a respeito deste assunto.

Os alimentos que alcalinizam são:

Todos os alimentos frescos comidos crus, como todas as frutas (menos ameixa), a maioria das verduras e alguns legumes como cenoura, beterraba, pepino, rabanete, cebola, dentre outras. Também a batata inglesa alcaliniza quando cozida e comida com a sua casca, a qual deve ser bem lavada.

Dos cereais, o painço também alcaliniza. Das castanhas, as amêndoas, as avelãs e as castanhas do Pará igualmente alcalinizam.

Os alimentos que acidificam são:

Todas as carnes, ovos, leite e seus derivados, todos os cereais (menos o painço), principalmente o arroz branco, todas as farinhas, principalmente a branca, polvilhos, araruta e maizena, as castanhas (menos as amêndoas, avelãs e castanhas do Pará), todos os feijões e tudo o que contenha açúcares, inclusive mascavo ou preta, rapadura, melado e até mel de abelhas.

Os alimentos neutros são:

A manteiga de leite, os óleos vegetais, o gergelim e o levedo de cerveja.

Obs.: Os alimentos crus, bem mastigados, protegem os dentes e as gengivas. A sua função é fornecer materiais (sais minerais e vitaminas) e energia, como também, limpar, purificar e alcalinizar de forma fantástica o ambiente da boca e todo o organismo, principalmente o sangue.

Fonte: Núcleo de Culinária Natural Denise Teixeira -RJ

No Comments Yet
  1. Gostaria que me indicasse uma alimentação correta pois estou muito preocupada co o meu esposo, ele sofre de alergia alimentar e acido urico e gota já não sei o que fazer pois ele sente muitas dores ja não consegue nem dormir. Por favor me ajude já que ele não se alimenta mais de proteinas.

  2. MEU FILHO TEM 12 ANOS E COSTUMA TER BASTANTE AFTAS. JÁ LEVAMOS A MÉDICOS E DIZEM QUE NÃO TEM CURA. EU NÃO ACREDITO. TEM COMO ORIENTAR PARA COMBATER ESSE MAL.

    1. Eu tenho 28 anos e sofro desse mesmo mal desde a infância, os médicos me dizem a mesma coisa. A única coisa que amenizou um pouco foi atravez de tratamento homeopático. Acredito que a única maneira de nos mantermos longe dessas aftas é atravez de uma alimentação mais equilibrada. Tente diminuir o consumo de carne e introduzir muita maçã na alimentação de seu filho isso auxilia bastante.

  3. Bom dia.
    Eu, tenho ácido úrico um pouco elevado e já mim falaram que o tomate não indicado para que eu o comece, portanto em uma reportagem falou que o tomate e o limão apesar de serem ácido no sabor, seu efeito no sangue é ALCALINIZANTE, favorecendo a eliminação do ácido úrico, gostaria muito de saber sopre o assunto.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>