Atualmente vivemos no stress diário, a rotina não permite viver sem relógio, temos horário marcado para tudo e nesta correria do dia realizamos as prioridades, as obrigações com o trabalho, com os filhos, com pagamento de contas, acordam e dormem pensando nestas tarefas. Na maior parte do tempo andamos dentro de prédios de concreto, dentro de carros, com roupas apertadas desconfortáveis. É raro pegarmos um sol pela manhã ou à tardinha, andar descalço ou cuidar das plantas ou ainda colher uma fruta fresca da árvore, importante para recarregar as energias, acalmar a ansiedade, evitar o stress, sentir-se parte da natureza.
E o brincar com os filhos, sobra tempo?
As crianças crescem num piscar de olhos e têm energia pra dar e vender…
Se descuidarmos um pouco, já passou o tempo da brincadeira e chegou a hora de buscar nas “baladas”.
Devemos resgatar a vida natural, como nossos ancestrais, o povo nômade colhia na natureza o que precisavam para sobreviver sem com isso afetar o meio ambiente. Comiam, como por exemplo, no inverno o que a natureza oferecia, sendo que era exatamente o que o organismo precisava naquela época do ano para se esquentar, havia uma harmonia entre o homem e o meio ambiente. Depois passaram a plantar, iniciou a agricultura e a criação de animais. Não digo, com isso, que devemos regredir, o progresso nos trouxe muitas coisas boas e devemos adquirir o máximo de conhecimento e aproveitar as experiências da vida para a evolução humana.
Na escola de educação infantil devemos proporcionar um desenvolvimento integral a nossas crianças, com um ambiente tranqüilo e acolhedor, os alunos devem ter a oportunidade de plantar sementinhas, conhecer os pequenos animais do ecossistema de sua horta, acompanhar o crescimento da planta, colher e preparar uma refeição com este alimento para depois degustar. Com isto estaremos favorecendo o desenvolvimento do paladar das crianças aos alimentos naturais e nutritivos. Os alunos teriam a oportunidade de conviver diariamente com a natureza, árvores, terra, frutos colhidos na hora, sol, água e alimentação equilibrada. Desde pequenos já aprenderiam a cuidar de seu meio ambiente, a separar o lixo, a reciclar o material, a valorizar seu mundo, crescendo com mais confiança e auto-estima, sem medos e com isto sendo feliz, curtindo a infância e deixando os pais mais tranqüilos na difícil tarefa de educar.