Leite para todas as idades – tipos de leite ideais

Leites desnatados, semi desnatados e integrais são indicados para diferentes faixas etárias

O leite é um alimento completo, fonte de cálcio, vitamina B1, B2 e minerais que favorecem o crescimento ósseo e uma vida saudável. Mas, com tantos leites disponíveis no mercado, é importante identificar qual o melhor para a sua família.

Segundo o Ministério da Saúde, o leite que deve ser consumido pelos adultos, preferencialmente, é o desnatado ou o semi desnatado, já as crianças, adolescentes e gestantes devem consumir o leite integral.

A diferença entre esses leites é o teor de gordura, sendo o leite integral o leite mais gorduroso e o desnatado com o menor teor de gordura, veja abaixo as porcentagens:

·        Leite integral: possui no mínimo 3% de gordura
·        Leite semi desnatado: possui de 0,6 a 2,9 % de gordura
·        Leite desnatado: possui no máximo 0,5 % de gordura

Segundo a Nutricionista Ana Beatriz Barella, da consultoria em nutrição RG Nutri (SP), os leites semi desnatados e os desnatados são indicados para pessoas que desejam ingerir menor quantidade de gordura por problemas como hipercolesterolemia (excesso de colesterol) ou para manter o peso.

Eles apresentam um teor de cálcio e de proteína semelhante ao do leite in natura.

“O leite semi desnatado é o intermediário em relação ao teor de gordura e apresenta um sabor mais próximo ao integral” comenta a nutricionista.

Quanto aos nutrientes, a nutricionista explica que os três tipos de leite mantêm, com pequenas diferenças a quantidade das vitaminas e dos minerais.

A variedade de leite é grande, alguns acrescidos com vitaminas, outros acrescidos com cálcio, muitos com baixíssimo teor de gordura, o mais importante é definir qual a melhor opção e aproveitar.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>