Alimentos Que Garantem A Beleza da Sua Pele!

Uma alimentação equilibrada é de suma importância para a saúde da pele, pois ela contribui, e muito, para sua elasticidade e viço. Quando há carências nutricionais, como quando se faz dietas restritas, com exclusão de um ou mais grupos alimentares, é comum que a pele fique flácida, opaca, sem viço, ressecada e escura. Por isso, é indispensável apostar em uma dieta rica em minerais, proteínas, vitaminas, gorduras do bem e –sim- carboidratos, dede que em quantidades moderadas.

As vitaminas e os minerais

A vitamina A é essencial para a saúde da pele, de forma que a sua deficiência deixa a pele seca, áspera e sem viço. Além disso, pode causar feridas nos lábios e queda dos fios, além, é claro, de deficiência na visão noturna.

Assim, é importante investir em alimentos ricos em vitamina A, como o espinafre, a gema do ovo, o leite e o fígado.

Outra vitamina amiga da pele e da beleza é a vitamina C, que é facilmente encontrada nas frutas cítricas, como a laranja e o limão. Essa vitamina é importante na produção do colágeno, que garante a firmeza e elasticidade da pele.

alimentos-pele-saudavel1

A vitamina E é antioxidante, assim como a vitamina C, e combate os radicais livres, um dos grandes responsáveis pelo envelhecimento da pele.

Assim como as vitaminas, os minerais também influeciam na saúde da pele. O ferro, por exemplo, que está presente nas folhas verde escuras e nas carnes, garante aquele aspecto mais “corado” à pele, enquanto o zinco é essencial para a saúde da mesma.

Os Inimigos da Pele

Em termos de alimentação, as bebidas alcoólicas e o café são os maiores vilões para a saúde e beleza da pele, já que eles dilatam os pequenos vasos da superfície da pele, o que pode torná-los permanentemente dilatados, dependendo da frequência com que se faça uso dessas bebidas.

O açúcar também causa muitos danos, pois, além de ser prejudicial ao sistema digestivo, possui ação acidificante no sangue e, por isso, pode causar problemas cutâneos, sobretudo se vier complementado por alimentos ricos em gorduras.

Alimentos ricos em gordura, sobretudo a saturada, favorecem a obstrução das glândulas sebáceas, o que acaba piorando os quadros de acne.

Os Radicais Livres

Além da vitamina C e da Vitamina E, o zinco, o selênio, o betacaroteno e o licopeno ajudam a combater os radicais livres, combatendo, assim, o envelhecimento precoce.

O selênio, aliás, é essencial para a produção de uma substância chamada glutationa, que neutraliza os radicais livres, evitando a deterioração do colágeno.

Invista na água!

Para garantir a completa e correta absorção dos nutrientes necessários à saúde, beleza e ao equilíbrio da pele, é preciso ingerir no mínimo dois litros de água por dia!

Ao ingerir água, estamos hidratando de dentro para fora. Além disso, é a água, junto às fibras solúveis, que garante a eliminação das toxinas acumuladas no organismo, o que se reflete em uma pele mais bonita, mais limpa e mais viçosa.

Como se vê, os alimentos “certos” garantem, de forma fácil, a beleza da pele. Invista neles!

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>