Cuidados com Acne – 13 Dicas necessárias

Cuidados com Acne – 13 Dicas necessárias

Cuidados com Acne
Cuidados com Acne – 13 Dicas necessárias

A acne é um problema de pele extremamente comum, principalmente entre adolescentes. Ele pode afetar a pessoa em diferentes níveis dependendo da intensidade com que as espinhas aparecem.

O que muita gente não sabe é que as consequências da acne vão muito além dos visíveis problemas na pele e chegam a afetar diretamente questões emocionais e psicológicas, principalmente dos jovens.

Entretanto não são somente os jovens que sofrem com esse problema. As pessoas adultas também são atingidas por esse difícil problema.

Veja algumas dicas e cuidados para que acabe com a acne:

  1. Cuidados com Acne: não aperte: De maneira nenhuma fure, esprema, aperte ou passe as unhas nas suas espinhas. Isso além de ajudar a espalhar as bactérias ainda deixa cicatrizes e marcas que não desaparecem depois. Além de lesionar a pele você acaba espalhando ainda mais as bactérias causadoras da acne.

  1. Cuidados com Acne: não lave toda hora: Ao lavar a pele você remove do seu rosto todas as gorduras da sua superfície e não necessariamente as espinhas. Isso acaba tirando toda a proteção natural da pele e a irrita, deixando-a ainda mais sensível. O ideal para a limpeza da pele do rosto é lavar umas duas vezes por dia, com água morna e com um sabonete neutro, massageando a pele levemente com a ponta dos dedos. Se você tiver uma pele muito oleosa o ideal é utilizar um sabonete com propriedades secantes.

  1. Cuidados com Acne: Use Protetor solar: Para quem sofre com a acne o uso de um bom protetor solar é essencial. Isso por que ele evita que as marcas virem manchas e que as manchas virem câncer. Entretanto é imprescindível que você use um protetor solar livre de óleo para não sufocar os poros e não piorar ainda mais o problema. O ideal é utilizar um protetor solar que tenha o FPS 15 ou mais alto, todos os dias, lembrando de reaplicar o produto várias vezes, mesmo que você não fique muito tempo na rua.

  1. Cuidados com Acne: Use produtos não oleosos: Assim como para o protetor solar a regra também vale para os produtos de hidratação da pele e maquiagens.Procure sempre opções de hidratantes que sejam livres de óleos para não saturar os poros e causar as inflamações. Muita gente não sabe mas acaba utilizando maquiagens para disfarçar as marcas da acne e pior ainda mais o problema, causando mais irritação na pele.

  1. Cuidados com Acne: trate tudo: Não trate apenas a região na qual há a incidência de acne. Use produtos preventivos também nas áreas em que você não possui acne para evitar o aparecimento do problema também nessas áreas. As costas, o colo e a área dos olhos são áreas muito propensas ao aparecimento do problema e muitas vezes são esquecidas.

  1. Cuidados com Acne: não agrida a pele: Não use produtos pele como escovas, esponjas ou outros tipos de produtos abrasivos que podem lesionar sua pele. A esfoliação da pele é um processo importante e necessário mas o ideal é buscar produtos próprios para essa finalidade, como sabonetes esfoliantes e etc.

  1. Cuidados com Acne: não faça tratamentos por conta: Não faça nenhum tipo de tratamento facial por conta própria ou pela indicação de amigos. Antes de fazer qualquer tipo de procedimento é importante sempre buscar o aconselhamento de um profissional na área para ter o encaminhamento correto e não correr o risco de acabar piorando o problema. Lembre-se que nem sempre o que funciona para uma pessoa irá funcionar para a outra.

  1. Cuidados com Acne: evite tocar: Evite ficar levando as mãos todo o tempo ao rosto. As mãos e as unhas possuem sujeiras e bactérias que podem acabar piorando ainda mais o seu problema. Por isso controle essa sua vontade de estar a todo o momento com as mãos no rosto ou sobre as espinhas pois isso é muito prejudicial.

  1. Cuidados com Acne: atenção à alimentação: Observe a sua alimentação e veja se aquilo que você come tem relação com o surgimento da acne. Observe se o aparecimento das espinhas alguma relação com os alimentos ingeridos e cuide para evitar então esses alimentos prejudiciais.

  1. Cuidados com Acne: peróxido de benzoil: Produtos à base de peróxido de benzoil ajudam a romper a cobertura que as células formam na superfície da pele bem como as bactérias e a gordura que acabam por obstruir os poros do rosto, dando origem à acne. O ideal é utilizar o produto à base de peróxido de benzoil duas vezes por dia. Na dúvida, consulte sempre um dermatologista.

  1. Cuidados com Acne: iodo: Embora não seja cientificamente comprovado existem pesquisas que afirmam que o iodo, encontrado no sal iodado e em algumas vitaminas, pode ter uma influencia no aparecimento de espinhas.

  1. Cuidados com Acne: limpe bem: Se você usou maquiagem é imprescindível que antes de dormir você retire todo e qualquer resquício do produto da pele. Só uma lavagem bem feita do rosto não é suficiente e é para esses casos que existem cremes removedores de maquiagem específicos para quem sofre de acne. Ele ajuda a remover toda a maquiagem da pele não deixando resíduos da mesma para causar irritação e inflamação na sua cútis.

  1. Cuidados com Acne: atenção às receitas caseiras: Cuidado com a mistura de ingredientes caseiros para fazer aplicações anti-acne no seu rosto. Muitas dessas misturas além de não ajudar ainda atrapalham o tratamento do problema fazendo com que a situação fique pior.

Por fim, mas não menos importante, o ideal é sempre fazer um acompanhamento médico pois a acne é um problema sério que pode sair do controle facilmente dificultando ainda mais o tratamento.

Então, aproveite todas essas dicas e comece agora mesmo a acabar com a acne e ter uma pele linda.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>