Cuide do estresse e viva mais

Nas últimas décadas, temos presenciado um aumento significativo de agentes inimigos da saúde. Um dos grandes motivos é a agressão do homem aos recursos naturais: poluição, ausência de ações de preservação ao meio ambiente, falta de higiene, superpopulação, uso excessivo de componentes químicos nos alimentos. Resumindo: a água que bebemos está comprometida, muitos alimentos estão contaminados e o ar poluído.

A esse quadro preocupante, somente um corpo sadio e uma mente bem informada poderá reagir e administrar as variáveis que irão ocorrer no dia-a-dia. Para complicar, existem fatores sociais, políticos, culturais, econômicos, sentimentais, profissionais, que também sofrem constantes modificações e exigem cada vez mais superação e adaptação das pessoas. Muitas vezes essas pessoas acabam adquirindo péssimos hábitos alimentares, tem pouco tempo para família e lazer, e vivem no limite físico e mental. Esse é o cenário perfeito para o aparecimento de uma das mais complexas enfermidades da era moderna: o stress

A palavra stress tem origem inglesa com o nome estresse. Significa esforço excessivo, sobrecarga. É exatamente isso que acontece com o corpo quando exposto de forma exagerada ao ambiente externo. A mente perde o controle e desencadeia um desequilíbrio em todo o organismo, inibindo as defesas naturais e deixando o indivíduo à mercê dos agressores da saúde citados acima. Por isso, dependendo do grau de exposição e da estrutura emocional da pessoa estressada, os sintomas podem variar desde queda capilar até o aparecimento de vários distúrbios: insônia, problemas de pressão, lapsos de memória, bipolaridade e outras neuroses, problemas no coração, AVC, entre outros.

O stress pode parecer distante para muitos, mas precisamos ficar muito atentos a qualquer mudança que ocorrer em nosso comportamento ou saúde, para imediatamente procurar um preciso diagnóstico e tomar as ações preventivas e corretivas. Por mais saudáveis que sejamos hoje, precisamos administrar nossos esforços de maneira equilibrada e responsável. Todos os recursos tem limite, tanto os que estão à nossa disposição, quanto a energia que pulsa o nosso ser, que nos faz inteligentes, fortes e resistentes a qualquer adversidade e desafio.

Mantenha sempre o controle de sua vida, para que sua direção seja sempre rumo ao sucesso com uma longa jornada de vitórias!

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>