Cuidar da pele é de extrema importância para termos uma aparência bonita e saudável. Além disso, uma pele mal cuidada pode ficar ressecada e com aparência de cansada o que acaba nos deixando com aparência de mais velhas. A esfoliação é um dos importantes processos pelo qual devemos submeter a nossa pele para mantê-la saudável. Por isso, leia esse artigo e aprenda a fazer esfoliantes naturais para a pele.
O cuidado com a pele é um dos principais que devemos tomar pra ter uma aparência bonita, saudável e jovem. Uma pele bem cuidada é capaz de rejuvenescer e mudar a aparência de uma pessoa completamente.
Dentre os cuidados essenciais com a pele a esfoliação é um dos mais importantes pois ajuda a limpar e permite que a pele respire adequadamente sem impurezas e toxinas.
Além disso não é somente o rosto que pode ser esfoliado não. O processo pode ser aplicado em todo o corpo a fim de obter uma pele mais macia e com um toque mais aveludado.
Então veja mais abaixo algumas dicas e aprenda a fazer esfoliantes naturais para a pele do corpo inteiro para ficar linda e mais jovem.
Qual a importância da esfoliação?
Um dos principais benefícios da esfoliação é que ela acelera o processo de renovação celular pois remove as células mortas que ficam na superfície da pele e que não saem somente com a lavagem.
Além disso a esfoliação da pele aumenta a sua hidratação pois deixa a pele mais permeável, ou seja, mais receptiva à hidratação.
A esfoliação também tem o poder de diminuir marcas e pequenas manchas, diminuir a ocorrência de acnes, deixa a pele com uma textura mais agradável e com um toque macio além de estimular a produção de colágeno que deixa a pele mais firme e tonificada.
Ademais de tudo isso a esfoliação também é uma boa alternativa para preparar a pele para o verão pois a redução de células mortas da superfície da pele permite receber o sol de uma maneira uniforme.
Que partes do corpo podem ser esfoliadas?
Pernas, braços, abdome e costas são áreas do corpo que acabam acumulando mais celular mortas e por isso são ótimas para a aplicação da esfoliação para igualar o seu ph ao do restante do corpo podendo passar pelo processo uma vez por semana tranquilamente.
Já o rosto, o pescoço e o colo são áreas mais sensíveis e também mais suscetíveis a irritações, por isso a frequência de aplicação do processo deve ser menos assim como a abrasão.
Agora aprenda a fazer esfoliantes naturais para a pele e comece a aplicar tudo que você já sabe.
Aprenda a fazer esfoliantes naturais para a pele
- Esfoliante natural para pele normal e seca
– 1 colher de chá rasa de açúcar
– 1 colher de chá rasa de sal
– 3 colheres de chá de óleo vegetal (pode ser azeite, óleo de amêndoas, de coco ou o que você tiver em casa)
– 3 gotas de sabonete líquido
Preparo e aplicação
Para preparar esse esfoliante basta misturar os ingredientes mexendo bem. Aplique a mistura no rosto e faça movimentos circulares suaves, sem aplicar muita pressão, por aproximadamente 2 minutos.
Após esse processo enxague com água gelada pois ela ajuda a fechar os poros e não permite a entrada de mais impurezas.
A aplicação pode acontecer a cada 15 dias e um hidratante específico para o rosto e pra o seu tipo de pele deve ser aplicado em seguida.
- Esfoliante natural para pele oleosa e com acne
– 1 colher de chá de sumo de limão
– 2 colheres de chá de açúcar
– 1 gota de óleo vegetal (pode ser azeite, óleo de amêndoas, de coco ou o que você tiver em casa)
Preparo e aplicação
A aplicação pode ocorrer da mesma maneira que a do esfoliante anterior.
Se a pele for bastante oleosa a aplicação pode acontecer uma vez por semana, se não, o ideal é que ocorra a cada 15 dias. Após a aplicação utilize um hidratante próprio para o rosto e para o seu tipo de pele.
Lembre-se que essa receita possui limão e por isso não deve ser utilizada jamais sob o sol pois pode causar queimaduras sérias.
- Esfoliante natural para o corpo
– 1 colher de sopa de açúcar
– 2 colheres de sopa de óleo vegetal ou azeite
– 1 colher de sopa de fubá (caso não tenha fubá substitua-o por outra colher de sopa de açúcar)
– 1 colher de chá de sabonete líquido
Preparo e aplicação
Misture bem todos os ingredientes e, durante o banho, aplique nas áreas do corpo que desejar sempre com movimentos circulares suaves.
Após a aplicação é importante utilizar um hidratante corporal para evitar que a pele fique muito ressecada.
Atenção: essa esfoliação não deve acontecer nem antes e nem depois da depilação pois pode causar forte irritação na pele.
Garantia de uma boa esfoliação
Para que você aprenda a fazer esfoliantes naturais para a pele não há mistério nenhum, não é mesmo? Pois para garantir uma boa esfoliação também não.
Para isso basta que você tenha a pele bem limpa antes da aplicação dos esfoliantes naturais acima e aplicar as receitas fazendo movimentos circulares suaves e delicados.
Não existe a necessidade da aplicação de força pois pode acabar lesionando e irritando a pele e isso pode gerar o efeito contrário ao desejado.
Aplique agora mesmo esses esfoliantes naturais para a pele e veja o resultado de uma pele linda, bem hidratada e macia. Aproveite!