Beleza

Há coisas boicotando sua dieta. Descubra quais são!

By  | 

Você cuida da alimentação, não exagera na fritura e passa longe da cervejinha. Tenta, tenta muito emagrecer, mas não consegue. Quando sobe na balança seu peso está lá: intacto! Fica triste, mas continua na luta. O problema é que nem sempre isso basta para perder peso. Existem fatores emocionais e hormonais que não deixam você emagrecer.

Tudo bem, você deve estar se perguntando “como assim? É simples: tem situações na nossa vida que afetam a sua saúde e podem interferir no emagrecimento. Nestes casos, não adianta apenas fechar a boca, manter uma dieta balanceada e praticar atividades físicas. É preciso procurar um médico e encontrar o que está impedindo você de perder os tão sonhados quilinhos. Estes fatores podem estar relacionados a distúrbios hormonais, emoções descontroladas (como o estresse, por exemplo) e doenças metabólicas como o diabetes. É necessário descobrir o que está boicotando seu regime e fazer trocas, exames e tratamentos para que isso deixe de existir.

Uma das doenças mais frequentes que impedem o emagrecimento e que desregula os hormônios do corpo é o hipotireoidismo, que ocorre quando a glândula tireoide produz quantidades insuficientes dos seus hormônios T3 e T4. Em outras palavras, esse problema deixa o metabolismo mais lento, dificultando ou impedindo a perda de peso. Para descobrir se você sofre dessa doença, é necessário fazer exames requisitados pelo médico. O caso deve ser revertido com reposição hormonal com acompanhamento de um endocrinologista.

dieta-boicotando

Não é só o hipotireoidismo, não

Além do hipotireoidismo outras situações podem prejudicar a dieta, como o uso do anticoncepcional. Ele parece simples e é necessário, mas exige cuidados. O uso de anticoncepcional pode favorecer a retenção de líquido, que consequentemente incha e dá a sensação de gordura nas pernas e na região abdominal. O responsável disso é o hormônio estrógeno, que está na fórmula de alguns medicamentos. A melhor forma é trocar o medicamento. Procure, junto ao seu médico, um produto que tenha menos efeitos colaterais e que tenham uma dosagem menor de estrógeno. Ah, e tem remédios que trazem na fórmula diuréticos, que ajudam a eliminar os líquidos e desinchar com mais facilidade.

Disfunção hormonal também prejudica

Outra disfunção que pode prejudicar o regime é a disfunção hormonal. Quem produz hormônios demais geralmente tem Síndrome dos Ovários Policísticos, que prejudica o funcionamento do pâncreas, que produz uma quantidade maior de insulina. Ou seja, quanto mais insulina, mais fome você sentirá. O desequilíbrio dos hormônios da hipófise também prejudica a perda dos quilinhos extras. Eles controlam os ovários e se não estiverem equilibrados, você terá uma menstruação desregulada, pele oleosa e aumento de peso.

E quem diria? O estresse impede a perda de peso!

E tem um fator que não está relacionado aos hormônios e sim ao estilo de vida: o estresse pode alterar o metabolismo, deixando-o mais lento e prejudicando o gasto da energia e a queima das calorias. O nervosismo, o estresse e a ansiedade são sensações que dão mais fome e acabam induzindo você a comer mais doce ou frituras. Controlar as emoções é necessário. E aposte em atividades físicas, pois elas queimam gordura e ajudam a liberar todo o estresse.

Rate this post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!