Bem-estar

Correr emagrece, deixa o corpo durinho e gera bem-estar

By  | 

A corrida está cada vez mais dentro da rotina das mulheres. Além de emagrecer, firma os músculos, elimina a flacidez e acaba com a celulite. O esporte está conquistando vários adeptos no Brasil e movimenta um mercado de R$ 3 bilhões ao ano. Como se não bastasse, tornou-se, de um tempo para cá, a segunda modalidade mais popular do país, atrás somente do futebol. E o melhor: é um esporte relativamente barato, que pode ser praticado em casa, na rua ou na academia.

E o número de mulheres que estão começando, ou que já começaram, a correr só está crescendo. A participação de corredoras em provas de rua aumenta a cada competição. E das amadoras em academia, também. De acordo com o professor de educação física Thiago Mattos Santista, de São Paulo, a corrida melhora a autoestima, ajuda na motivação do dia a dia, deixa a pessoa mais alegre e disposta e, ainda, vira um estilo de vida saudável. “Muitas mulheres conseguem driblar a TPM, além de dar a volta em doenças como asma”, disse.

Os benefícios da corrida vão além desses citados pelo professor. Uma das maiores vantagens do esporte é ser uma prática que emagrece, realizando o sonho de muitas mulheres que lutam contra a balança. Mas nem todo tênis serve para corrida e nem todos os pés são iguais. “Antes de sair correndo por aí, procure um médico ou um educador físico para ter as orientações certas. Um dos itens mais importantes nesta etapa é escolher um tênis adequado para cada tipo de pisada”, alerta Thiago.

corrida

Além do acessório essencial para o esporte, é preciso saber qual a sua situação cardíaca e qual a capacidade física para começar. “É preciso fazer uma avaliação antes do primeiro treino e montar uma planilha de acordo com o corpo de cada aluna. Quanto tempo sem exercício, peso e altura são alguns dos itens importantes nessa avaliação”, diz o profissional.

E como o número de mulheres interessadas na corrida está se multiplicando em todos os cantos do país, muitas provas foram elaboradas apenas para atletas femininas. São percursos de cinco a dez quilômetros que são fácies de treinar e qualquer mulher, com um pouco de preparo, pode encarar. Muitos destes eventos oferecem também serviços como massagem, aulas de yoga e exercícios funcionais. É uma delícia e serve de motivação para continuar os treinos!

Mas, vale lembrar que, por mais simples que pareça, correr é um esporte como outro qualquer e exige cuidados técnicos. Correr não machuca, o que pode machucar é treino mal feito e sem acompanhamento de um profissional. Equipamentos adequados, como um bom par de tênis é importante. Existem modelos desenvolvidos para características particulares de cada tipo de pé e pisada, como já citado. “Além disso é importante respeitar o corpo e o limite dele. O excesso pode ser prejudicial e machucar joelhos, quadril e coluna. A orientação é treinar três vezes por semana. O corpo precisa descansar”, afirma o professor.

Por fim, a dica do profissional é manter uma alimentação saudável à base de fibras e proteínas, carboidratos integrais, frutas e muita salada com verdura. Manter o corpo hidratado também é importante nesse processo de corrida, tomar muita água entre um passo e outro. Além disso, fazer musculação para fortalecer o corpo é essencial. Hoje existem cerca de 4,5 milhões de praticantes da corrida no Brasil. Então, vai encarar e entrar na contagem?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Content is protected !!