Carreira e Dinheiro

Como Ser Um Bom Líder?

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Muitos ainda acreditam que a liderança é uma qualidade nata, que já vem “de fábrica”, mas a verdade é que essa característica tão importante nos dias de hoje está muito mais relacionada ao processo de aprendizagem do que a um talento que veio “de berço”.

Mas o que é, afinal, liderar? Liderar é influenciar pessoas, mas é também saber gerir pessoas diferentes, com motivações e interesses diferentes dentro da mesma equipe para trazer benefícios para a empresa.

O líder é uma espécie de “modelo” para a sua equipe, é alguém que precisa saber transmitir idéias, ouvir novas propostas, sensibilizar sua equipe e motivar cada membro. Por isso,  deve arcar  com o ônus e o bônus que isso proporciona, e, sendo modelo, precisa ser flexível com pessoas e situações, precisa manter a mente aberta a novas ideias, propostas e conceitos, bem como precisa saber valorizar seus funcionários e manter um bom relacionamento interpessoal com todos os membros da equipe.

É fundamental que o líder conheça bem a sua equipe, os pontos fortes e fracos de seus membros, para saber lidar com as capacidades e limitações de cada um, podendo, assim, definir funções de acordo com capacidades individuais e motivar o grupo.

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O líder precisa ter uma visão ampla da equipe e da empresa, participando efetivamente, conhecendo os pormenores, as necessidades diárias, o mercado no qual a empresa está inserido, os clientes e as suas necessidades, bem como conhecendo todos os detalhes das tarefas delegadas, para saber cobrar e ajudar no cumprimento de metas.

Saber reconhecer e, sobretudo, valorizar o trabalho das pessoas que fazem parte do grupo é de essencial importância, pois é isso que motiva as pessoas a serem melhores, a buscarem novas soluções e a doarem mais qualidade de trabalho.

Mas o que diferencia um líder de um grande líder é aquilo que Abraham Lincoln, um dos maiores líderes que o mundo já viu, disse certa vez: “A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”. E isso se faz reconhecendo o valor do trabalho e da contribuição de cada um, o que estimula o crescimento, motiva, incentiva  e extrai capacidades adormecidas, que muitas vezes a pessoa sequer sabia que possuía.

Sem a motivação de seus membros, qualquer empresa,  em qualquer segmento, tende a ser apenas mais uma no meio na multidão, porque é a motivação que leva as pessoas a quererem mais, fazerem mais, fazerem melhor e isso, sem dúvidas, reflete nos resultados da empresa.

Da mesma forma, é importante saber como direcionar o grupo nos bons e maus momentos, não colocando sobre as costas de um único membro a responsabilidade por uma meta não alcançada, mas, sim, analisando todo o contexto da situação, inclusive os erros e procurar encontrar, em conjunto, soluções possíveis para mudar ou reverter o quadro. Em casos de metas alcançadas, que se dê o crédito para a equipe que fez a base sem a qual o sucesso não seria alcançado e não apenas para uma ou outra pessoa.

O bom líder precisa saber cobrar, porque o líder cobra, sim, claro, porque cobrar faz parte,  mas sabendo respeitar  o outro e fazendo as coisas na dose certa e no tempo certo.

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Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: [email protected] @blogdakika

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