Tem dias que a vontade que dá é se esconder embaixo das cobertas e não aparecer no trabalho? Tem dias que você chega no escritório e não rende nada, não tem pique para nada? Se isso acontece, está na hora de buscar alternativas para manter o pique e conseguir cumprir as tarefas profissionais.
Foco!
A primeira providência, nesses casos, é ver se tem algo desviando a sua atenção ou roubando o seu tempo. Caso identifique a raiz do problema, extermine-o. Quem abre, por exemplo, o e-mail ou as redes sociais várias vezes ao dia acaba perdendo a atenção e o foco do que realmente interessa. Se esse for o seu problema, experimente passar um dia inteiro sem acessar esses dois para ver o quanto o rendimento aumenta.
Estabeleça Prioridades
Acha que é inviável dar conta de todos os compromissos profissionais? Não sabe por onde começar? Estabeleça prioridades e se organize, assim você faz o que é mais importante primeiro e se “livra” dessa pressão, que pode te estressar de tal forma que o pique foge pela janela. Além disso, quanto mais coisas por fazer, quanto mais acúmulo, maior a desmotivação e menor o pique.
Pare Um Pouco!
É preciso, ao longo do dia, fazer pequenas pausas para “revitalizar”, o que, sem dúvidas, ajuda a manter o pique no trabalho e otimizar o rendimento. Então, de vez em quando, vá tomar um cafezinho, estique as pernas e dê um tempo. Aproveite a pausa do cafezinho e dê risada com algum colega, ato que gera bem-estar e restabelece o pique!
Tenha momentos de lazer
Fazer pausas ao longo do dia revitalizam, e fazer pausas aos finais de semana te preparam para encarar a semana com mais pique. É preciso, aos finais de semana, focar no seu lazer e no seu bem-estar, deixando o trabalho de lado momentaneamente.
Quem não para nunca, quem abre mão do lazer, acaba apresentando, a longo prazo, baixo rendimento no trabalho. É importante, também, saber a hora de parar. Quem trabalha mais de 10 horas por dia tem mais risco de sofrer problemas cardíacos, depressão e obesidade.
Tenha Metas Realistas
Desafios são motivadores, desde que sejam realistas, viáveis e respeite os limites de cada um. Exigir demais de si mesmo gera frustração, baixa autoestima, sentimento de inferioridade e estresse, e disso ninguém precisa!
Aprenda a Dizer não!
Durante o expediente de trabalho não pare para realizar outras tarefas. Interrupções de colegas a todo o tempo acaba interferindo na concentração, o que reduz o pique. Caso queira ajudar, faça isso nas suas pausas ou pare somente se a situação for urgente. Caso contrário aprenda a dizer não! Explique ao colega que assim que terminar, você pode orientá-lo, mas que naquele momento você não pode parar.
Horários Flexíveis
Apesar de não ser uma opção válida para todas as pessoas e empresas, ter horários de trabalho mais flexíveis faz, de acordo com pesquisas recentes, com que as pessoas se organizem melhor para executar as suas tarefas, rendam mais e tenham mais pique.