Saúde

Cansaço em excesso pode ser sintoma de alguma doença

By  | 

A rotina de todo mundo está sempre cheia de coisas a serem resolvidas. Desde o trabalho, até em casa, com os amigos, com a família e até mesmo passando pelos cuidados com o corpo, há sempre muito que fazer e, na maioria das vezes, fica a impressão de que o tempo é pouco para terminar tudo. Nesse corre-corre, é comum que se durma pouco em algumas noites e que, por conta disso, o cansaço venha com tudo no dia seguinte.

Cansaço em excesso pode ser sintoma de alguma doença

Cansaço em excesso pode ser sintoma de alguma doença

Em uma situação dessas é comum sentir cansaço. Afinal, o corpo não teve as horas que precisava para recuperar a disposição e reage entrando em um modo parecido com o de ‘reserva de energia’ do celular ou do computador. Mas quando esse estado é constante, não passa nunca, e até atividades prazerosas como um passeio com os amigos passam a ser dispensadas por falta de fôlego, talvez você já esteja entrando num quadro de fadiga, que precisa ser tratada.

Especialistas dizem que há uma diferença básica entre estar apenas cansada e sentindo fadiga causada por alguma doença. Para eles, quando coisas que eram simples passam a ficar complicadas demais, está na hora de prestar atenção e ir para um médico. Não precisa procurar por nenhum profissional em específico e nem se assustar no primeiro momento: uma conversa com um clínico geral ou até mesmo sua ginecologista podem ajudar a mostrar o motivo do seu desgaste e levar a uma orientação mais precisa de tratamento.

Condições que tem a fadiga como sintoma são as mais variadas, passando por doenças reumáticas, hepatite, sensibilidade cardíaca ou até mesmo câncer. Por isso é bom ficar atenta! O diagnóstico precoce facilita o tratamento de qualquer uma dessas condições.

A anemia é uma das condições que mais são relacionadas ao cansaço excessivo. Quando uma pessoa está anêmica, enfrenta uma queda no número de glóbulos vermelhos do sangue que transportam o oxigênio e, consequentemente, energia para todo o corpo. Com a diminuição delas, é comum ficar fadigada.

No caso das doenças cardíacas, é importante ficar ligada, pois não são apenas dores no peito que alertam para este tipo de condição. Se você fica muito cansada ao andar distâncias curtas, pode não estar apenas despreparada fisicamente, mas também com a veia coronária obstruída. Nas doenças reumáticas, que envolvem dores nas ‘juntas’ (ossos, articulações, cartilagens, etc.), o cansaço é um dos sintomas mais comuns.

Há também a possibilidade de estar passando por alguma doença psicológica, que merece atenção e tratamento mais específicos. A depressão, por exemplo, pode causar cansaço físico e esgotamento mental. Além disso, é comum verificar perda de apetite e interesse nas atividades cotidianas em quem está passando por este quadro.

Entre as condições, o câncer é provavelmente a mais preocupante. Vários tipos da doença podem ter o sintoma, principalmente as relacionadas a pulmão, leucemia ou linfomas. Problemas na tireoide, como hipotireoidismo e hipertireoidismo também causam cansaço, além de insônia, suor excessivo e irritação.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: [email protected] @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!