Saúde

Praticar exercícios físicos ajuda a prevenir o câncer de mama

By  | 

Além de precisar conviver com os sintomas da menopausa, como as ondas de calor e as mudanças bruscas de humor, as mulheres também precisam ficar atentas a outros problemas nessa nova fase da vida. O câncer de mama é um dos maiores temores, já que costuma atingir as mulheres principalmente neste período. Porém, pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos descobriram um aliado que vai ajudar a diminuir os riscos da condição nesta fase da vida: o exercício físico.

Um estudo apresentado no congresso anual da Associação Americana para Pesquisa do Câncer mostrou que, mulheres que praticavam exercícios regularmente, apresentaram queda no número de estrógenos no organismo. O excesso do hormônio está relacionado com a presença do câncer de mama nas mulheres. Observando 540 mulheres entre 40 e 74 anos que não faziam reposição hormonal, os estudiosos perceberam uma relação entre a prática e a quantidade de hormônios.

Durante uma semana, os pesquisadores constataram que, quanto maior a quantidade de horas de exercícios das mulheres, menores os índices de estrógenos. Usando na cintura um aparelho chamado acelerômetro, que media a atividade física durante o dia, foi possível tirar as conclusões do estudo. Além disso, o organismo também começou a produzir metabólitos, que são gerados pela quebra dos hormônios no corpo. Pela primeira vez, o Instituto do Câncer conseguiu obter tais informações, pois está com um novo sistema de medição para o metabolismo feminino.

exerciciosMM

Mesmo já sabendo sobre a relação entre os estrógenos e o câncer de mama, os cientistas acharam importante reforçar essa informação. Além dessas mudanças hormonais, há também o aspecto prático: a atividade física diminui o acúmulo de gordura, onde o hormônio costuma ser produzido depois da menopausa. De um modo geral, há apenas benefícios alcançados pela prática e o hábito.

Essas informações são importantes, mas você ainda não está nessa fase? Mesmo não estando próxima da menopausa, nunca é cedo para começar a se exercitar. Com este hábito desde cedo, fica mais fácil continuar com uma vida saudável em qualquer idade e colher os benefícios a longo prazo. Outros hábitos também podem ajudar a combater os sintomas da menopausa, principalmente na alimentação. Dê uma olhada abaixo nos alimentos amigos das mulheres:

Soja – rica em isoflavona, composto químico que simula o hormônio feminino, é capaz de diminuir a sensação constante de calor.

Leite – como a osteoporose é um dos principais problemas vividos na menopausa, é importante garantir a reposição de cálcio, que fortalece os ossos. Nesse sentido, não é só o leite que ajuda, mas também laticínios como queijos e iogurtes.

Peixes – ricos em magnésio e antioxidantes, ajudam a combater o desgaste e a fadiga, além de melhorar a imunidade.

Chá branco – contra o acúmulo de gordura e o inchaço, o consumo de chá melhora o funcionamento dos rins e elimina toxinas do organismo.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: [email protected] @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!