Saúde

Você conhece a musicoterapia?

By  | 

Você anda estressada, cansada, se sentindo desestimulada e de mau humor. Tudo isso pode ser sintomas de estresse. Sim, agitação do dia a dia, falta de tempo para cuidar de você, muitas horas no trânsito e, também, muita pressão do chefe no rendimento do trabalho. Essas situações são realmente complicadas e bem comuns de acontecer. Mas o melhor de tudo é que existem soluções para amenizar as dores pelo corpo, tensões musculares e também equilibrar a mente.

Uma das saídas mais naturais e gostosas de tratar todos esses sintomas do estresse é a musicoterapia. É isso mesmo: um tratamento feito com música, que relaxa e causa um bem-estar sem tamanho! Na verdade, a técnica é baseada na psicologia, que trabalha com os medos, com as angústias e todo o sentimento que envolve a sua vida. Esses problemas emocionais são diagnosticados depois de uma consulta com o especialista e, a partir desta conversa, será feito um tratamento para tratar todas essas questões que prejudicam sua vida.

O tratamento trabalha, também, com mudanças de atitudes diante dos problemas e das situações que causam o estresse, a ansiedade, o medo e a angústia, por exemplo. Mas, bem diferente de outros tratamentos psicológicos, a musicoterapia não é uma técnica que usa a comunicação verbal. A comunicação é feita com a música, com as batidas musicas, os sons e o corpo. Da maneira que você se sentir mais à vontade de expressar seus sentimentos, desde que seja com a música.

musicoterapia

Os especialistas dizem que a técnica consegue alcançar níveis mais profundos do ser humano, que consegue expressar o que está sentindo através da música e de diferentes sons. Muitas das músicas usadas despertam emoções e aí, você pode dar risada, chorar, dormir, se acalmar. O resultado será um corpo mais relaxado, uma cabeça equilibrada e os problemas solucionados. Ou melhor: você terá mais força para solucionar sozinho seus medos e problemas. A música é capaz de fazer isso tudo e muito mais: é capaz de mexer com sentimentos que estão grudados nas lembranças, por exemplo.

E conforme as sessões vão passando, você se entrega ainda mais à música para cuidar do seu corpo e deixar a mente mais equilibrada. O bacana, neste tratamento, é que você consegue aumentar, e muito, o grau de concentração e de memorização. E isso melhora seu desempenho no trabalho e nas questões pessoais, como relacionamentos, casa, família… A musicoterapia ajuda a se concentrar também em provas como vestibular ou concursos, a deixa mais tranquila para uma entrevista de emprego, melhora seu humor e também é superindicada para quem tem problemas como enxaqueca e também insônia.

O tratamento também está associado à prevenção de doenças de memória, como a doença de Alzheimer. Além disso, ajuda a pessoa a ser tornar um ser mais calmo e com menos pressa em fazer as coisas. Ideal para tratar TPM, ou para quem sofre de ansiedade, compulsão alimentar ou insegurança. A técnica pode ajudar as mulheres grávidas, ou que passaram por algum trauma, como a perda de alguém da família. A musicoterapia é feita por especialistas e o tratamento pode durar mais de um ano. Mas tudo isso, assim como o número de sessões, vai variar de acordo com cada paciente.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!