Com o intuito de auxiliar os pais com transtornos mentais que não são diagnosticados, alguns pesquisadores criaram uma lista com 11 sinais que podem ser facilmente reconhecidos e podem ser usados como alerta pelos adultos. Os pesquisadores esperam que com essa lista os pais possam distinguir enter comportamentos normais da infância e sinais verdadeiros de doença mental.
Sentir-se triste ou se fechar por vários dias estão entre os 11 sinais, e pode indicar depressão, e medos intensos que atrapalham atividades diárias, isto pode indicar um distúrbio de ansiedade. Alguns estudos mostram que determinados determinados sintomas passam despercibidos entre três ou quatro crianças com distúrbios mentais, dentre eles estão déficit de atenção e hiperatividade, distúrbios alimentares e transtorno bipolar. Os pais que conseguirem identificar algum desses sinais devem levar seu filho ao pediatra para uma avaliação. A identificação de um transtorno psiquiátrico nos primeiros anos de vida, permite que as crianças possam receber tratamento mais cedo, tornando-o mais eficaz.
A lista foi criada com base em diversos estudos de saúde mental feito por um comitê envolvendo mais de 6.000 crinaças.
11 Sinais de Alerta
1. Sentir-se muito triste ou “se fechar” por duas ou mais semanas;
2. Tentar se ferir ou se matar, ou fazer planos para isso;
3. Medo súbito esmagador sem razão, às vezes com coração
4. Envolver-se em brigas, usando arma, ou querer ferir outros;
5. Comportamento fora de controle grave, que pode chegar ao ponto de machucar a si mesma ou outras pessoas;
6. Não comer, vomitar ou usar laxantes para perder peso;
7. Preocupações ou medos intensos que atrapalham atividades diárias;
8. Extrema dificuldade em concentrar-se ou permanecer quieto;
9. Uso de drogas ou álcool;
10. Mau humor que causa problemas em suas relações;
11. Mudanças drásticas no comportamento ou personalidade.
É bom salientar que esses sinais indicam apenas um perfil e não servem como base para formar um diagnóstico especifico. É necessário que os pais procurem um profissional de saúde.