Três horas de exercícios físicos por semana podem reduzir o risco de um homem sofrer um ataque cardíaco em 23%, sugere um novo estudo realizado nos EUA. Os pesquisadores da “Escola Harvard de Saúde Pública” também descobriram que cerca de 38% da redução do risco foi devido aos efeitos benéficos do exercício. Os resultados desse estudo foram publicados na revista Medicine & Science in Sports & Exercise (EUA).
O estudo incluiu cerca de 1.300 homens, que forneceram informações sobre a alimentação e a quantidade semanal de exercício que costumavam praticar. Os pesquisadores também analisaram os níveis de colesterol dos mesmos, assim como biomarcadores de inflamação e da sensibilidade à insulina. Entre 1994 e 2004, 454 dos homens sofreram um ataque cardíaco não fatal ou morte por doença arterial coronariana.
Destes, 412 homens foram analisados e comparados ao grupo de controle de 827 homens (que mantinham hábitos aliementares saudáveis e prticavam exercícios físicos regularmente) sem problemas de coração.
Como era de se esperar, fatores tradicionais de risco para doença cardiovascular foram mais comuns entre os homens que não faziam parte do grupo de controle. Os homens que sofreram ataque cardíaco não fatal ou morte por doença coronariana apresentavam menos colesterol bom, mais colesterol ruim e eram mais propensos a ter pressão arterial elevada, colesterol alto e diabetes.
O soma desses fatores são os principais “ingredientes” para um possível ataque cardíaco e problemas relacionados ao coração. Vale lembrar que fatores genéticos também contribuem para o desenvolvimento de problemas cardiovasculares. Para se previnir contra tantos fatores negativos é necessário ter força de vontade para cuidar da saúde da forma correta, evitando não só problemas cardivasculares como diversas outras doenças. A prática de exercícios físicos é fundamental para mantér a saúde em dia.
Caminhadas, musculação, esportes e corridas são boas opções, no entanto, é preciso equilibrar, se você não deseja praticar exercícios físicos diariamente deve escolher atividades mais “pesadas”, para compensar os dias que não fará exercícios. Já se prefere fazer excercícios físicos diariamente, pode escolher uma tividade mais leve, pois estará em atividade diariamente.
Adotar uma alimentação saudável também é muito importante, 40% de alimentos ricos em carboidratos, 30% de alimentos ricos em proteínas e 30% de alimentos ricos em gordura (óleo, manteiga e margarina) é o aconselhável para todos, no entanto, é indicado buscar o acompanhamento de um nutricionista, pois assim os resultados serão alcançados mais rapidamente, e o mais importante, com a saúde garantida.
Abandonar o cigarro e o consumo excessivo de bebidas alcoolicas (dentre outras drogas) também irá contribuir de forma significativa para a saúde do seu coração.