Saúde

A relação entre o coração e doenças pulmonares

By  | 

Anormalidades identificadas no lado direito do coração de uma pessoa podem sinalizar doenças envolvendo tanto o coração como os pulmões, de acordo com uma nova pesquisa inglesa “Health & Life”. Na condução do estudo de imagem do ventrículo direito do coração, ou câmara baixa direita, os pesquisadores descobriram que o tamanho e a capacidade de bombeamento do lado direito do coração de uma pessoa é diferente, dependendo de sua idade, sexo, raça ou etnia.

Os autores do estudo concluíram que essas descobertas podem ajudar os médicos a reconhecer as alterações ou irregularidades no tamanho e função do ventrículo direito. Este, por sua vez, poderia permitir-lhes de forma mais eficaz diagnosticar diversos problemas, particularmente, doenças cardiopulmonares.

O ventrículo direito bombeia sangue para os pulmões para obter oxigênio, em todos os tipos de doenças pulmonares, como doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose pulmonar, hipertensão pulmonar e apnéia do sono, pode afetar o lado direito do coração.

Esses resultados mostram diferenças subjacentes em pessoas sem doença cardíaca, poderia explicar a variabilidade da resposta ventricular direita em pessoas com doença cardiopulmonar. Até agora, os investigadores centraram-se principalmente no ventrículo esquerdo, a região do coração afetada pela pressão arterial elevada e outras condições relacionadas.

No novo estudo, cerca de 4.500 pessoas (entre os 50 e 65 anos) foram examinadas. Eles descobriram que o ventrículo direito é menor, tendo sua funcionalidade comprometida em adultos mais velhos, sendo maior em homens do que mulheres e menor em negros e hispânicos.

Com base nas normas do estudo, os investigadores concluíram que 8% dos participantes apresentavam hipertrofia do ventrículo direito (aumento do coração) e 6% disfunção do ventrículo direito. Os autores do estudo observaram que estas normas também poderiam ajudar os médicos a identificar anormalidades do ventrículo direito em seus pacientes, que devem servir como uma bandeira vermelha para possíveis doenças subjacentes que envolvem tanto o coração quanto os pulmões.

De fato, essas descobertas são muito importantes, pois podem ajudar a testar a eficácia dos tratamentos que poderiam ser desenvolvidas para a disfunção do ventrículo direito. Este estudo é o primeiro passo, mas é preciso analisar como as mudanças do ventrículo direito duarante o prazo de 10 anos se desenvolvem nessas pessoas, muitos dos quais têm apnéia do sono e outros problemas pulmonares comuns. Vale lembrar que realizar exames cardíacos regularmente é muito importante, e se houver dor no peito, falta de ar, súbita sensação de cansaço e outros sintomas relacionados, um médico deve ser consultado.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!