Saúde

Acne – Causas, Diagnóstico e tratamentos

By  | 

A acne é uma doença muito comum,  afeta milhões de pessoas no mundo inteiro. Os casos de acne variam de leves a muito graves. Costumam aparecer com frequência na adolescência, quando o alto nível de hormônios sexuais provoca o aumento da secreção sebácia. Geralmente, os poros que estão bloqueados se infeccionam, o que provoca o aparecimento de bolhas de pus (chamado comedão).

É muito comum o indivíduo coçar ou espremer essas bolhas, porém,  essa ação pode agravar a infecção e provocar mancahs e cicatrizes no local afetado. Cerca de 82% dos adolescentes acabam desenvolvendo acne, entretanto, esta doença pode ter início mais tarde, principalmente em mulheres, como à partir dos 30 ou 35 anos.

Nunca esfregar ou espremer a acne, isso torna cicatrização muito mais lenta.

Apesar de não haver uma causa específica para o desenvolvimento da acne, os hormônios, como a testosterona, são os principais responsáveis pelo aparecimento das mesmas. Obviamente, fatores hereditários desempenham um papel importante no aparecimento das acnes, ou seja, se um de seus pais já tiver tido acne, provavelmente você também terá.

A acne não-inflamatória, é um tipo “leve” de acne, muito parecida com cravos. Nesse caso o uso de alguns medicamentos irá resolver. A acne inflamatória, é um tipo de acne mais grave, onde é possível desenvolver cistos profundos, alguns podem ser desfigurantes, deixando marcas e cicatirzes permanentes. O uso de medicamentos com prescrição deve ser feito, e em muitos casos uma cirurgia é necessária.

Para evitar o desenvolvimento de acnes é preciso manter a higiene do local onde as mesmas costumam aparecer, lavando duas ou três vezes por dia, de preferência com sabão neutro, dessa forma, as acnes tendem a não aparecer.

É muito importante nunca esfregar ou espremer a acne, isso torna cicatrização muito mais lenta, pois quando você a espreme provoca uma nova infecção. Em casos mais graves é aconselhável buscar ajuda de um dermatologista, assim, o tratamento será muito mais eficaz e seguro.

Graças a tecnologia, atualmente existem vários métodos eficazes para o tratamento da acne, além de técnicas como clareamento da pele, dermoabrasão, preenchimento cutâneo e peeling, afim de diminuir e corrigir marcas, manchas e cicatrizes causadas pela acne. Mesmo existindo tantos métodos para o tratamento da acne, ainda não existe uma cura definitiva para a doença, pois não se trata de uma doença específica.

Como é uma doença com base em outros fatores, a sua cura implica em  “extensões”, por isso o uso de diversas metodologias. Felizmente, na maioria dos casos a acne tende a desaparecer com o tempo.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!