Adolescentes cujos pais bebem e dirigem são muito mais propensos a repetir essa ação à curto e longo prazo. É o que revela um novo estudo do governo dos EUA. A pesquisa revela que a teoria “Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço”, defato não funciona. A partir do estudo de diversos dados sobre o abuso de substâncias, foi revelado que o comportamento dos pais ao volante tem uma influência muito forte sobre os adolescentes.
O estudo foi baseado em dados de pesquisa nacional de cerca de 67.500 pessoas, com idades entre 14 e 40 anos. Os pesquisadores descobriram que mais de 19%, adolescentes entre 16 e 18 anos de idade que vivem com uma mãe que dirigia sob efeitos de drogas ou álcool também tinham conduzido sob as mesmas condições, seria um perigoso efeito dominó. Em contraste, cerca de 10% dos adolescentes que vivem com uma mãe que não dirige depois de beber estariam envolvidos neste tipo de comportamento de risco.
Pais podem mesmo exercer uma maior influência nas atitudes de seus filhos, mesmo quando pensam que não estão educando. O estudo também constatou que 21,4% dos adolescentes que vivem com pais que dirigem sob a influência de drogas também dirigem depois de beber ou usar drogas, em comparação com apenas 8% dos adolescentes cujos pais não dirigem depois de beber.
Por isso, os pais desempenham um papel fundamental na prevenção de acidentes, começando com um bom exemplo. Os pais que dirigem depois de beberem ou se drogarem não só colocam suas vidas e as vidas dos outros em risco imediato, mas aumentam a probabilidade de que seus filhos sigam por esse caminho destrutivo. De fato, não é preciso pensar muito para chegar a conclusão que essa condição pode oferecer, um efeito em cadeia devastador.
Obviamente, pais que se encontram afundados em drogas dificilmente vão ter a conciência do seu papel e o exemplo que estão passando para seus filhos, no entanto, é muito importante que essa situação seja debatida e divulgada, só assim um número maior de pessoas terão consciência desse problema e o mesmo será reduzido.
O exemplo que os pais passam para seus filhos é muito importante, principalmente durante a adolescencia, uma fase em que os jovens serão totalmente influenciados pelos hábitos de seus pais, portanto, é fundamental que os pais levem em consideração que seus hábitos podem ser seguidos por seus filhos pelo resto da vida.