Para que o organismo funcione bem, a partir do equilíbrio dos componentes da alimentação, para que este aproveite melhor às vitaminas aumentando à resistência as doenças, uma boa parte das pessoas voltadas para a alimentação natural consomem mais alimentos que alcalinizam e menos alimentos que acidificam o mesmo.
Baseados em experiências individuais e nas pesquisas publicadas do Dr. William Howard Hay apresentamos uma definição dos alimentos a respeito deste assunto.
Os alimentos que alcalinizam são:
Todos os alimentos frescos comidos crus, como todas as frutas (menos ameixa), a maioria das verduras e alguns legumes como cenoura, beterraba, pepino, rabanete, cebola, dentre outras. Também a batata inglesa alcaliniza quando cozida e comida com a sua casca, a qual deve ser bem lavada.
Dos cereais, o painço também alcaliniza. Das castanhas, as amêndoas, as avelãs e as castanhas do Pará igualmente alcalinizam.
Os alimentos que acidificam são:
Todas as carnes, ovos, leite e seus derivados, todos os cereais (menos o painço), principalmente o arroz branco, todas as farinhas, principalmente a branca, polvilhos, araruta e maizena, as castanhas (menos as amêndoas, avelãs e castanhas do Pará), todos os feijões e tudo o que contenha açúcares, inclusive mascavo ou preta, rapadura, melado e até mel de abelhas.
Os alimentos neutros são:
A manteiga de leite, os óleos vegetais, o gergelim e o levedo de cerveja.
Obs.: Os alimentos crus, bem mastigados, protegem os dentes e as gengivas. A sua função é fornecer materiais (sais minerais e vitaminas) e energia, como também, limpar, purificar e alcalinizar de forma fantástica o ambiente da boca e todo o organismo, principalmente o sangue.
Fonte: Núcleo de Culinária Natural Denise Teixeira -RJ