Sem categoria

Aproveitando melhor os alimentos

By  | 

Num planeta de grandes extremos e imensa população, tomada pelo consumismo e muitas vezes alheia aos milhões de famintos espalhados pelos quatro cantos do mundo, o desperdício impera e a escassez já é uma realidade.

Por isso, ativistas do meio ambiente e da sustentabilidade têm ido a campo conscientizar a população de que os alimentos podem ser mais bem aproveitados e convertidos em diversas opções nutritivas, além de sobremesas e pratos deliciosos. Vejamos alguns exemplos a seguir.

comida

Mudança de hábitos… 

O desperdício

é uma das características de nossa sociedade, mesmo que parte dela ainda morra de fome bem diante dos nossos olhos.

A distância ideológica entre o campo e a cidade, a desvalorização do produtor rural por parte do poder público, a migração dos camponeses para a cidade em busca de uma vida melhor, o desinteresse pela agricultura familiar e a cultura do fast-food ainda nos fazem esquecer, muitas vezes, o longo caminho dos alimentos à mesa.

É preciso rever nossos hábitos, essencialmente egoístas e imediatistas, a fim de permitir que não falte o essencial às futuras gerações. E uma bela iniciativa de sustentabilidade e compromisso com nossos sucessores, é o consumo inteligente dos alimentos. 

Aproveitamento integral dos alimentos 

De maneira mecânica e inconsciente, boa parte da população desperdiça grande parte dos alimentos que leva para casa.

E é sobre o uso dessas partes normalmente descartadas pelas pessoas que vamos falar aqui, mais conhecido como aproveitamento integral dos alimentos. Esse desperdício inconsciente é motivado por um forte preconceito quanto a certas partes de animais, vegetais, frutas e hortaliças. Vamos conhecer algumas táticas para aproveitar melhor esses ingredientes do nosso “pão de cada dia”?

Segredos mágicos e nutritivos para a sua mesa 

Você joga fora os talos de beterraba, agrião, couve e salsinha? Pois saiba que eles são ricos em fibras e podem dar aquele toque especial em escondidinhos, patês ou recheio de tortas.

Os talos do agrião, por exemplo, são ricos em vitamina C, grande aliada no combate a infecções e no aumento de nossa imunidade. Outro legume com grande potencial nutricional que vai pelo ralo em função do desperdício é a cenoura, quando descartamos as suas folhas, ricas em vitamina A, que faz bem aos olhos, aos cabelos e ao crescimento. Além disso, é uma ótima dica para quando faltar salsinha em casa, por exemplo, pois as folhas da cenoura possuem aspecto e sabor bastante semelhantes.

Quando estiver sem ideia para um aperitivo e as visitas chegarem sem aviso, uma excelente opção é o aproveitamento das cascas de nabo, batata e mandioquinha, que podem ser preparadas fritas em óleo quente ou assadas – o que é mais saudável.

A parte branquinha da melancia

pode ser utilizada no preparo de cocadas e a do maracujá pode se transformar em uma compota de encher os olhos, tal como se prepara a de mamão verde.

Que tal pesquisar outras opções de aproveitamento e caprichar nas receitas? Consuma de forma consciente os alimentos!

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!