O verão se aproxima e, com ele, os melhores dias de sol e praia, muitas são as pessoas que procuram por dietas mirabolantes em busca do corpo perfeito.
No entanto, o chamado “projeto verão” de várias delas inclui sacrifícios extremos para o corpo, que vão desde exercícios sem orientação profissional a jejuns e alimentação insuficiente para manter a saúde em dia. Conheça agora alguns mitos e verdades sobre dieta e emagrecimento.
1 – Ficar muito sem comer emagrece?
Apesar de parecer uma grande ideia, funciona exatamente ao contrário. Muitas pessoas acreditam que, ficando mais tempo sem comer ou eliminando refeições, perderão mais peso.
Terrível engano! Quando deixamos nosso organismo muito tempo sem alimento, estamos estimulando-o justamente a economizar aquelas calorias que queremos perder, para nos manter durante o tempo que ficamos sem comer. O correto é fazer todas as refeições e, no espaço entre elas, fazer lanchinhos para evitar aquela fome avassaladora no almoço ou jantar.
2 – Comer à noite engorda?
Pura crendice! A questão não é o horário em que se come, mas sim, os alimentos que você coloca no prato. O que faz as pessoas acreditarem nisso é simplesmente o fato de que o nosso metabolismo é mais lento nessa parte do dia.
Ou seja: se você fizer aquele banquete cheio de pratos super pesados, a tendência certamente, é ganhar uns quilos a mais. E isso pode acontecer independente da hora das refeições. O segredo é apostar na qualidade e na quantidade do que você ingere.
3 – Tomar líquidos durante as refeições nos faz engordar?
Outra grande bobagem. Pelo contrário, a ingestão de até 100ml de líquido durante a refeição colabora com a digestão dos alimentos, inclusive auxiliando na sua deglutição. Mais uma vez, é a sua escolha que faz você engordar.
Se optar por líquidos muito doces e em grandes quantidades, aí sim, ganhar calorias é inevitável.
4 – Malhar com agasalho ajuda a perder peso?
A resposta é não. A menos que esteja frio, isso é desnecessário e você só vai ter uma peça a mais de roupa para lavar após os exercícios.
O que de fato acontece nesse caso, é que você perde mais água, mas a gordura, lamento dizer, continua lá. O ideal é usar roupas leves, de preferência as chamadas dry fit para a prática de atividades físicas, assim, você permite a troca de calor através do tecido.
5 – Reduzir o sal faz emagrecer?
Sim, eis uma grande verdade e também uma excelente escolha de vida. O sal é o vilão causador da retenção de líquidos, que provoca o indesejado inchaço no corpo, além de contribuir para o aumento da pressão arterial.
Vale lembrar que o sódio contido nos alimentos industrializados é extremamente nocivo para a saúde.
6 – Tomar muita água ajuda no emagrecimento?
Água é vida! Não é por acaso que mais de 70% do corpo humano é composto dessa substância tão benéfica à saúde.
Essa maravilha, se consumida em grandes quantidades, trabalha a favor do bom funcionamento de rins, intestino e fígado, auxiliando na eliminação de toxinas do corpo – o que favorece a perda de gordura. Sem água, além de desidratados, ficamos com o intestino preso e a consequência, como já sabemos, é a barriga inchada.
Além disso, tomar água funciona como uma ocupação para o estômago e o distrai daquela vontade de comer.
Fica a dica: alimentos de qualidade e em quantidade adequada, muita água e pouco sal ajudam você a manter o peso e ter uma vida muito mais saudável.