Saúde

Asma pode causar complicações no controle do diabetes

By  | 

Crianças portadoras de diabetes tipo 1 e asma podem apresentar dificuldade em manter o açúcar do sangue sob controle, segundo um novo estudo. A razão pela qual a asma pode complicar o tratamento da diabetes pediátrica ainda não está clara, no entanto, novos estudos já estão sendo feitos para que essas cusas sejam reveladas.

Mais de 90.000 crianças no Brasil sofrem de diabetes, a maioria delas são portadoras de diabetes tipo 1, apesar da diabetes tipo 2 está se tornandocada vez mais comum em crianças. Diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune, faz o corpo atacar erroneamente as células produtoras de insulina no pâncreas. A insulina é um hormônio que ajuda o corpo no “processamento” de alimentos.

Diabetes tipo 2 ocorre quando o organismo não produz insulina suficiente, ou quando para de usar a insulina. A asma é uma doença crônica que causa inflamação nas vias aéreas, e quando alguém com asma é exposta a um “gatilho”, a doença faz com que a musculatura dos pulmões se estreitem, tornando a respiração muito difícil. No Brasil, mais de 1 milhão de crianças são asmáticas.

De acordo com o novo estudo, cerca de 11%das crianças com diabetes também lutam contra a asma. A asma, quando não tratada pode tornar o controle de níveis de açúcar no sangue mais difícil.

O estudo acompanhou cerca de 1.200 crianças diagnosticadas com diabetes tipo 1 e 600 crianças diagnosticadas com diabetes tipo 2, entre 2007 e 2010.

Cerca de 10% das crianças com diabetes tipo 1 e pouco mais de 16% das crianças com diabetes tipo 2 também tinham asma. Em crianças com diabetes tipo 1, os níveis de A1C de hemoglobina foram cerca de 7,5 para crianças sem asma e 7,8 para aquelas com asma. A1C é um teste que controla os níveis de açúcar no sangue. Quanto maior o número, maior foi a média de açúcar no sangue. Em pessoas não-biabéticas, as taxas de A1C costumam  ser abaixo de 6.

No geral, as crianças que sofrem de diabetes tipo 1 e asma, eram 37% mais propensos a ter latos níveis de açúcar no sangue em relação as crianças que não são portadoras da doença respiratória. O uso de medicamentos para asma pode ter um impacto significativo nocontrole de açúcar no sangue.

Cerca de 70% das crianças com diabetes tipo 1 e asma, que foram tratadas com modificadores de leucotrienos, apresentaram um bom controle glicêmico. Modificadores de leucotrienos são medicamentos preventivos contra a asma, eles precisam ser tomados todos os dias para que surtam efeito.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!