No corpo humano há mais bactérias do que células, isso já é um fato comprovado mas são poucas as pessoas comuns que tem esse conhecimento, é uma curiosidade interessante como as bactérias e o ser humano tem uma relação que beneficia ambos em determinados casos e em outros é o contrário.
Há os micróbios também, se fosse possível desmontar o corpo humano de um lado e bactéria de outro, quantidade de célula contra bactérias, as células perderia feio, a quantidade de bactérias é 10 vezes maior que a quantidade de células no corpo.
A pergunta que vem a cabeça é: isso é bom?
Considerando o sistema digestivo, que contém todos os orgãos responsáveis pela digestão dos alimentos e sistemas relacionados, sem a flora intestinal esse sistema não funcionaria de acordo com o normal sem elas, nesse caso ambos os organismos se beneficiam, tanto as bactérias quanto o ser humano.
O curioso é que o organismo humano reconhece tais bactérias e seu sistema imunológico não combate tais bactérias e micróbios, a ciência tenta descobrir o funcionamento desse sistema e como ele identifica e diferencia uma boa bactéria de uma má bactéria.
Essas bactérias começam a surgir no corpo humano durante o nascimento da criança através do canal uterino da mulher, até a quantidade de terra que a criança comeu quando era criança também é fator para considerar o tamanho de sua flora intestinal.
Os cientistas estão fazendo estudos com essas bactérias para entender esse processo e também para criar benefícios com esses estudos para diversos problemas em pessoas com males no sistema digestivo, as pesquisas estão ainda em fase experimental, mas, o uso delas é bastante promissor.
Sem essas bactérias em nosso corpo mudaria completamente a maneira como todos nós nos alimentamos, sem a ajuda delas seria mais complexa o processo de digestão de diversas substâncias nutricionais que são processadas no estômago.