Sem categoria

Banana: qual é a mais nutritiva?

By  | 

Acredito que seja quase que impossível alguém nunca ter se quer experimentado uma banana, sendo brasileiro, não é mesmo?!

Essa fruta é uma das mais populares e consumidas em todo nosso país. Sabemos que existem diferentes qualidades de banana, cada qual com suas particularidades.

 

Origem

Segundo historiadores, sua origem mais provável é o Sudeste Asiático. Dizem que foi introduzida na Europa por volta do século 1 a.C. Aqui no Brasil, chegou no período da colonização, através dos portugueses. A fruta se adaptou ao clima e ao nosso solo e conseqüentemente ao paladar da maioria dos brasileiros que hoje consomem cerca de 27 quilos de banana por ano.

banana

Sobre a fruta

As bananas são frutas muito energéticas e com baixo teor de gordura. Por isso são consumidas por atletas já que são ricas em carboidratos e vitaminas A, B1, B2 e C, além de ter o amido que fornece energia prolongada para os atletas e potássio que evita cãibras.

Sabemos que o Brasil é o terceiro produtor da fruta, só ficando atrás da Índia e do Equador.

Os tipos…

No Brasil, as bananas mais conhecidas são cinco: a banana-nanica, a banana-da-terra, a banana-prata, a banana-maçã e a banana-ouro.

Conheça a seguir as particularidades de cada uma das bananas mencionadas anteriormente.

Banana- nanica: é o tipo mais popular no Brasil. Possui cerca de 87 calorias em cada 100 gramas e é considerada levemente laxante.

Banana-da-terra: esse tipo é o que contém mais quantidade de vitaminas A e C. Ideal usá-la em pratos cozidos ou fritos.

Banana-prata: é considerada uma das espécies mais duráveis, pois mesmo depois de maduras é possível consumi-las até quatro dias depois. Tem cerca de 90 calorias em cada 100 gramas e é muito indicada para fazer bananada.

Banana-maçã: tem cerca de 100 calorias em cada 100 gramas. Bastante recomendada para bebês e idosos, por ter uma digestão mais fácil. Tem como característica prender o intestino.

Banana-ouro: é o menor tipo encontrado e a mais calórica. Tem cerca de 160 calorias em cada 100 gramas.

Agora, que você já conhece um pouco mais sobre as bananas, fica mais fácil de escolher a que combina mais com você ou com o prato que deseja preparar.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!