Com toda essa globalização, as informações se proliferam e se divulgam muito rapidamente, ainda mais se forem para trazer algum tipo de benefício, como as famosas dietas. Pois é, o gengibre é um desses alimentos que ficou bem conhecido por estar presente em algumas dietas para queima de gorduras.
O que é?
O gengibre trata-se de um alimento termogênico natural que acelera o metabolismo e ajuda mesmo quem quer perder medidas, além de ser um aliado contra as celulites e, de quebra, aumenta a imunidade e evita doenças.
Apesar de o gengibre ter essa inúmera quantidade de benefícios, como qualquer outro alimento deve ser consumido com moderação, pois tudo que consumimos em excesso acaba não fazendo tão bem ao nosso organismo.
Além disso, o gengibre deve ser evitado para determinadas pessoas, como os hipertensos e as grávidas.
Para as pessoas em geral que não são hipertensas e nem estão grávidas, o consumo dessa raiz em excesso pode causar problemas estomacais, provocar gases e dificultar a digestão, por exemplo.
Hipertensos: cuidado!
Já para os hipertensos, o gengibre é contra-indicado, pois acelera o metabolismo e aumenta a vasodilatação, o que pode causar um descontrole da pressão arterial, mesmo para aqueles que fazem uso de medicação contínua. Portanto, o gengibre fica proibido para pessoas hipertensas.
E as gestantes?
Quanto às grávidas, o gengibre é também contraindicado, pois principalmente, nos três primeiros meses de desenvolvimento do feto pode possuir um efeito abortivo. Outro ponto é que como gestantes podem ter maior pré-disposição por desenvolver problemas de pressão arterial, a chamada eclampsia, ele deve ser evitado.
Agora, se você não pertence a nenhum desses dois grupos, nem os hipertensos e nem as gestantes, o consumo do gengibre de maneira equilibrada que seriam em torno de dois pedaços de cerca de 3 cm diariamente ou duas colheres de chá de gengibre ralado, pode trazer benefícios para manter sua dieta.
Benefícios
Essa poderosa raiz pode fazer com que a queima de toxinas seja maior, pois estimula as enzimas do fígado a trabalhar e eliminar as toxinas, assim trazendo a sensação de saciedade mais rápido, evitando que a pessoa coma em exagero.
Por sua ação termogênica, ele faz com que o metabolismo acelerado apresse a queima de calorias, auxiliando na perda de medidas mais facilmente.
Sua ação antiinflamatória ajuda a manter a pele lisa e sem celulite. Além de afastar gripes e resfriados, ajuda também a afastar a probabilidade de doenças, como diabetes e cardiovasculares.
Uma boa dica para quem abusa de alimentos que provoquem gases, como o feijão, por exemplo, é utilizar o gengibre na salada para auxiliar na diminuição desses gases.
Sendo assim, use o gengibre como um aliado de acordo com seu perfil!