Saúde

Câncer de mama lobular associado à histórico de câncer paternal

By  | 

Mulheres com câncer com pais que tem ou já tiveram qualquer tipo de câncer, são quase duas vezes mais propensas à desenvolver câncer de mama (lobular), especialmente quando o pai desenvolveu câncer de próstata. Pesquisadores suecos examinaram históricos familiares, os relatórios de patologia e prontuários médicos de mulheres diagnosticadas com câncer de mama, entre 1980 e 2008.

Aproximadamente, 40% das mulheres tiveram câncer de mama ductal invasivo e 8% tinham câncer lobular, que começa nos lóbulos, as partes da mama que produzem leite. Os pesquisadores descobriram que quando elas foram diagnosticadas, 21% das pacientes com câncer de mama tinham mães que haviam sido diagnosticadas com câncer e 15% tinham pais que haviam sido diagnosticados com câncer.

Após o ajuste para uma série de fatorese margens de erro, os pesquisadores concluíram que as mulheres que tinham ou tem um pai que havia sido diagnosticados com câncer, eram quase duas vezes mais propensas a desenvolverem câncer de mama lobular que qualquer outro tipo de câncer de mama, de acordo com o relatório.

Os pesquisadores também observaram os avós e outros membros da família dessas pacientes, mas o aumento do risco de câncer lobular estava diretamente ligado a ter um pai com câncer. Isto não significa necessariamente que a filha de um homem diagnosticado com câncer tem maior probabilidade de ter câncer de mama lobular, isso significa que se ela desenvolve câncer de mama é mais provável que o mesmo seja lobular.

Pesquisas anteriores mostraram que o risco de câncer de mama é maior em mulheres com certos fatores genéticos e estilo de vida, como ter o gene BRCA2, tendo o primeiro filho em idade mais avançada, ou o uso de terapia de reposição hormonal. O objetivo dessa pesquisa não é deixar as mulheres que tem ou tiveram pais com câncer em pânico, muito pelo contrário, essas informações devem servir de base para que essas mulheres fiquem mais atentas à sua saúde, para que possam intervir precocemente se for necessário, o que sem dúvida alguma reduz a possibilidade do câncer e outras doenças chegarem ao estágio avançado.

Mesmo porque, a pesquisa não afirma que se a mulher tem ou teve pais que sofreram de câncer, corre um risco maior. A pesquisa afirma que se de fato a mulher tem ou teve pais que sofreram com a doença (principalmente o pai), se o desenvolvimento de câncer acontecer, as chances de ser câncer de mama lobular será maior.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!