Sem categoria

Como ajudar alguém que sofre com a depressão

By  | 

A depressão é com certeza um dos males do século. Hoje em dia, sempre ouvimos falar que “fulano A” ou “fulano B” está em depressão. A depressão realmente se tornou uma doença muito comum nos dias de hoje, o que muitos não sabem é que essa doença pode fazer de vítima qualquer pessoa, seja ele algum amigo, algum colega de trabalho ou até algum familiar próximo.

Hoje em dia, em todos os lugares ao nosso redor é possível encontrar informações sobre a depressão. Seja pelo rádio, internet, TV ou até pela boca do vizinho, é sim possível encontrar informação sobre esse problema que faz cada vez mais vítimas em nosso país.

02 - Como ajudar alguém que sofre com a depressão

O grande problema desse aglomerado de informações é que podem acontecer de haver alguns desentendimentos sobre o assunto e até alguns mitos. Nesse artigo, você aprenderá um pouco sobre o que é depressão, as suas causas e como você pode ajudar alguém próximo que está a sofrer com esse problema.

O QUE É DEPRESSÃO
Depressão é uma doença física (não apenas psicológica) que faz com que a pessoa não consiga ter um controle pleno de suas emoções. Essas emoções são geralmente caracterizadas pela tristeza, felicidade ou variação rápida e continua de ambas. Pode ser chamada de depressão, quando a dificuldade de ter o controle sobre as emoções, não permite que a pessoa mantenha seu estilo de vida tradicional.

CAUSAS DA DEPRESSÃO
Ao contrário do que muitos pensam, a depressão não é causada apenas quando há alguma trauma ou tristeza profunda referente a algum momento da vida de alguém. Pelo contrário, existem diversas causas para depressão, e muitas delas até a ciência e a medicina ainda desconhecem.

As mais populares causas da depressão geralmente estão relacionadas a: Genética, situações constrangedoras, incapacidade de tomar decisões importantes, baixa auto-estima, complexo de inferioridade, traumas, situações frustrantes e muitos outros.

COMO AJUDAR ALGUEM QUE SOFRE COM ESSE PROBLEMA
O primeiro passo para ajudar alguém que sofre com a depressão é a conscientização de que a pessoa precisa sim buscar o tratamento com profissionais da área. A depressão é como se fosse qualquer outra doença física, apenas palavras e frases prontas nem sempre surtirão efeito, esse é um grande mito que deve ser abolido o quanto antes.

Muitas pessoas acham que podem ajudar com um simples: “Todos gostam de você!” ou “É realmente muito triste essa situação, mas sei que você sabe que pode sair disso, todos nós contamos com você!”. Na realidade, frases assim podem piorar o quadro emocional de quem sofre com o problema. Isso por que, a pessoa pode se sentir obrigado e incapaz de se ver livre sozinha do problema, então não se esqueça de que o primeiro passo para ajudar alguém que sofre com a depressão, é ajudar no encaminhamento dessa pessoa a algum profissional adequado.

O segundo passo é simples, você precisa dar apoio moral, atenção, suporte a quem você está acompanhando. Por vezes será necessário que você incentive a pessoa a tomar algumas iniciativas, outras vezes, você mesmo terá que compreender a incapacidade temporária da pessoa fazer algumas coisas.

O terceiro passo que também é muito simples, NUNCA acuse ou faça referencia de que quem está sofrendo com a depressão de ser preguiçoso ou de mentiroso por fingir a doença. A única pessoa que tem todo o direito de constatar isso, é o médico. Afinal, você não saberá como constatar a doença e muito menos saberá o que a pessoa deverá fazer ou tomar para se livrar desse período.

E você o que achou de nosso artigo? Espero que tenha gostado. Se sim, e quiser fazer algum comentário a respeito, utilize o campo de comentários bem abaixo desse artigo.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!