As fibras são muito importantes para a alimentação, podendo ser obtidas por meio de diversas fontes. Manter uma dieta rica deste nutriente ajuda principalmente a regular as funções intestinais, fazendo com que ele funcione como um “reloginho”, evitando os transtornos e o inchaço provocados pela constipação. As fibras ainda aumentam a sensação de saciedade, fazendo com que você perca peso duplamente.
Elas também atuam na prevenção de uma série de doenças, sendo grandes aliadas a uma vida saudável. No entanto, já é de conhecimento geral que tudo em excesso faz mal, inclusive o que a princípio só traz benefícios. Com as fibras não é diferente, seu consumo de forma inadequada pode acabar tendo efeitos contrários e ainda prejudicar a absorção de nutrientes pelo organismo.
Este nutriente é dividido em fibras solúveis e insolúveis. As insolúveis são encontradas em grãos integrais e na casca de algumas frutas. Elas são ideais para quem tem o problema da prisão de ventre.
As fibras insolúveis estão presentes em algumas frutas, leguminosas e outros vegetais. Elas ajudam na redução da glicemia pós-alimentar, contribuindo com que tem o problema da diabetes.
Ao se alimentar de fibras insolúveis, é válido lembrar que faz-se imprescindível beber muita água para hidratá-las. Caso contrário, elas podem ocasionar desconfortos abdominais e prisão de ventre.
A quantidade ideal indicada para os adultos é de 30g de fibras por dia, mas a variação entre 24g e 40g é aceitável. Em crianças, é necessário fazer um cálculo para descobrir a quantidade saudável por idade, somando a idade da criança e mais cinco gramas de fibras. Uma dieta baseada neste nutriente só deve ser seguida a partir dos dois anos de idade.
Além dos problemas que o consumo exagerado de fibras pode trazer ao seu organismo, consequências estéticas também podem ser percebidas. A mais incômoda é o inchaço abdominal que pode acontecer, fazendo com que os alimentos ao invés de ajudarem você a afinar a silhueta, o deixem com aparência mais volumosa. Ainda pode ser refletido na pele o exagero em fibras, de maneira com que ela fique com aspecto cansado e envelhecido por conta do desgaste sofrido no organismo.
E não para por aí, seu intestino também pode acumular toxinas, acarretando o surgimento de celulite, acne e intolerância alimentar.
Para aumentar as fibras em sua alimentação, troque os alimentos refinados pelos integrais e consuma mais vegetais, mas sempre observando os cuidados para que elas só tragam benefícios à sua saúde.