Sem categoria

Os benefícios do café

By  | 

Homens que bebem muito café podem se sentir um pouco mais nervosos ou tensos, porém, os efeitos causados pelo consumo do café podem trazer um benefício oculto: a saúde da próstata. De acordo com um novo estudo, beber seis ou mais xícaras de café por dia pode diminuir em até 60% o risco de desenvolvimento de câncer de próstata fatal. A diminuição do risco de câncer abservada em homens, independentemente se os mesmos bebem café descafeinado ou com cafeína, sugere que o benefício pode vir de uma propriedade no café e não somente na cafeína.

O café oferece muitos efeitos biológicos diferentes, e muitos deles podem ser relevantes para o câncer de próstata. O café também é uma importante fonte de antioxidantes, tem efeitos positivos no metabolismo da glicose e dos níveis de insulina, sendo que, acredita-se que a insulina desempenha um papel importante na progressão do câncer de próstata.

O café também parece ter influência nos níveis de testosterona e outros hormônios sexuais, que claramente desempenham um importante papel no câncer de próstata. Os efeitos potencialmente benéficos do café tem recebido grande atenção dos pesquisadores nos últimos anos.

O consumo de café também tem sido associado a um menor risco de diabetes tipo 2, mal de parkinson, câncer de fígado, dentre outros. Pesquisas realizadas na Suécia relatam que mulheres que tem o hábito de beber pelo menos cinco xícaras de café por dia também apresentam um risco menor de desenvolver um certo tipo de câncer de mama.

Os pesquisadores já haviam explorado uma possível ligação entre o café e o câncer de próstata, mas os estudos tiveram resultados mistos e tendiam a ser pequenos. O novo estudo realizado nos EUA (Health & Life), é maior e mais detalhado, envolvendo cerca de 50.000 homens.

O estudo monitorou  a relação entre fatores nutricionais e o câncer, doenças cardíacas e outras condições de saúde. A cada quatro anos entre 1986 e 2006, como parte da dieta regular de questionários, os participantes relataram o quanto eles beberam café por dia. Durante o período da pesquisa, cerca de 5.035 homens foram diagnosticados com câncer de próstata. Sendo que, 642 desses casos, o câncer foi considerado letal.

O consumo de café estava ligado a apenas um risco ligeiramente mais baixo de todos os cânceres de próstata, porém, a mudança no risco foi notada em relação  ao câncer letal.  Os homens que bebiam pelo menos seis xícaras de café por dia tiveram um risco 60% menor, e aqueles que bebiam de uma a três xícaras por dia tinham um risco 25% menor.

 

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!